TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Direito E Justiça: Sócrates E Platão Contra Os Sofistas.

Ensaios: Ética, Direito E Justiça: Sócrates E Platão Contra Os Sofistas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 3

Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão contra os Sofistas.

De acordo com o texto os sofistas são dotados de domínio da palavra e foram os primeiros a exercer a democracia por meio desta. Além disso, ainda ensinavam as pessoas a praticar a persuasão e lhes mostrava a importância desta no meio jurídico e na definição do justo e do injusto. Eles ainda tinham como conceito de justiça que justo é o que esta na lei, o que foi dito pelo legislador, mas em constantes modificações “O que é justo hoje, poderá não ser amanha”. Por isso os sofistas são opositores radicais da tradição surgindo assim o possível, o instável e o convencional e acreditavam também que a lei é definida por critérios humanos e não naturais, pois se fossem naturais todas as leis seriam iguais.

Em oposição temos Sócrates que criticava os sofistas por cobrarem pelo ensino da arte da persuasão e os comparavam com os mercadores, pois ele não cobrava nada por repassar os seus conhecimentos e considerava que “o erro é fruto da ignorância, e toda virtude é conhecimento”. A ele também pode ser atribuída à origem da ética que para o mesmo reside no conhecimento e na felicidade. Ficou ainda mais conhecido com a frase ”Só sei que nada sei”. Combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra e com isso morreu pela educação de seu povo.

Por fim foi Platão, o mais conhecido seguidor de Sócrates criou uma academia em 387 a. C. O primeiro centro de ensino superior do Ocidente, com o objetivo de aprimorar as ideias de Sócrates que consistia no método de expor uma duvida aos alunos, como em uma conversa, gerando opiniões distintas criando então “O método dialético” que esta concentrado em uma opinião e sua critica, tendo por objetivo alcançar os conceitos mais gerais e os primeiros princípios, que vai se aprimorando com as criticas e se denominando por “Arte dialética”.

Ética, Direito e Justiça: Sócrates e Platão contra os Sofistas.

Os sofistas são dotados de domínio da palavra e foram os primeiros a exercer a democracia por meio desta. Além de dominarem a arte de falar, também ensinavam as pessoas a praticarem a persuasão, mostrando aos mesmos a importância desta no meio jurídico e na definição do justo e do injusto.

Como conceito de justiça os sofistas defendiam a ideia de que justo é o que esta na lei, o que foi dito pelo legislador, porém em constantes modificações, onde “o que é justo hoje, poderá não ser justo amanhã”. Diante disso, os sofistas são considerados opositores radicais da tradição, no qual surge o possível, o inevitável e o convencional. Eles também acreditavam que a lei é definida por critérios humanos e não naturais, pois se fossem naturais todas as leis seriam iguais.

Já em oposição temos Sócrates que criticava os sofistas por cobrarem pelo o ensino da arte de falar e persuadir, comparando-os com os mercadores, pois para repassar seus conhecimentos ele não cobrava e considerava que “o erro é fruto da ignorância e toda virtude é conhecimento”. A mesmo pode ser atribuída á origem da ética que para ele reside no conhecimento e na felicidade.

Sócrates ficou ainda mais conhecido depois de sua frase “só sei que nada sei”. Foi responsável por combater os sofistas, jugou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com