TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento “Sócrates e Platão”

Resenha: O Pensamento “Sócrates e Platão”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 2

os parasitas tem todos os tipos de menbranas unicelulares e plucicelulares Correto,

Resposta: sim

O Pensamento “Sócrates e Platão”

Há Sócrates podemos considerar o fundador da filosofia, em quanto se lhe deu seu objetivo primordial de ser a ciência que busca no interior do ser humano.

Ele acreditava na superioridade da discussão sobre a escrita e desenvolveu um método prático baseado no diálogo, na conversa, no qual através de raciocínio indutivo poderia ser esperado para alcançar a definição universal dos termos sob investigação. Este método consistiu em duas fases: a ironia e a maiêutica. Na primeira fase, o objetivo é reconhecer a nossa ignorância, nossa ignorância da definição que estamos procurando. Somente reconhecendo que somos capazes de buscar a verdade. O segundo passo na busca da verdade, que a definição universal, o modelo para todos os nossos julgamentos morais.

Segundo Platão em oposição ao mundo das ideias existe Caos: o espaço cheio de matéria-prima e privados de qualquer forma ou determinação. "Demiurgo", como realidade intermediária, é o criador infunde formas divinas no campo e cria o cosmos, o modelo das ideias. O mundo visível é o resultado de dois elementos: a determinação (o elemento racional ou forma que é derivado do mundo das ideias), e da matéria (o elemento irracional é a raiz do mal).

A presença de matéria como descrito ou participação (metexis) ou imitação (mimese): coisas corruptíveis envolvidos ideias ou imitar (Timeu). Para explicar o conhecimento de ideias sobre a parte da alma, Platão usa a teoria de Pitágoras da pré-existência. As Almas existem desde toda a eternidade junto com as ideias; expulso do mundo das ideias por causa de alguma transgressão, as almas carregam dentro de si o conhecimento das ideias. Desde o momento da união sucessiva com o corpo, esse conhecimento cavou um estado de sono profundo. Será a tarefa de despertar a sensação de alma novamente e torná-lo ciente da presença de ideias em si (anamnese = reminiscência).

Além da alma racional, a alma existe irracional dividido em um irascível e concupiscível. As condições para a realização deste objetivo são uma formação adequada e educação em e através de uma comunidade organizada de acordo com a razão. Esta comunidade ou estado é descrita em detalhe na “República”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com