TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Direito E Justiça: Sócrates E Platão Contra Os Sofistas.

Artigo: Ética, Direito E Justiça: Sócrates E Platão Contra Os Sofistas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 2

No começo a filosofia tinha por foco a natureza e as relações entre os homens, mas com o aparecimento dos sofistas, houve uma ruptura e o homem foi colocado no centro das discussões filosóficas.

Com a politica estabilizada na Grécia, não tinha mais tanta necessidade de cultivar as virtudes dos guerreiros e foi nessa época que floresceu as artes, a mitologia, a filosofia, a literatura, a história e a política. Com esse desenvolvimento houve uma expansão das fronteiras gregas , intensificação do comércio, e a utilização do "falar bem" para assemblear, e como os sofistas eram homens dotados de domínio da palavra, e que ensinam a seus auditórios a arte da retórica, ganharam espaço nesse tempo.

E é a partir dai que surge uma polemica entre os sofistas com Sócrates e Platão, pois esses sempre foram mal interpretados por causa das críticas que estes fizeram. Socrates acusou os sofistas de “prostituição” porque eles só ensinavam quem pudesse paga-los. Os sofistas foram os primeiros a estabelecer uma diferença entre natureza e lei humana (uma se opõem a outra). Já Sócrates via na prudência uma virtude essencial para a ordem social, visando uma educação cidadã.

Sócrates tinha um método baseado na ironia e na maiêutica, ele desafiava a ordem vigente nos círculos sociais da sua época, pois questionava o relativismo dos sofistas. A Sócrates pode ser atribuída a origem da ética, a dele reside no conhecimento

e na felicidade. Embora tivesse conhecimento de que a lei humana poderia ser justa ou injusta, Sócrates pregava a irrestrita obediência à lei ,e segundo ele acima da justiça humana existe uma justiça natural e divina.

Entre os discípulos de Sócrates, Platão foi o mais famoso, ele era de família aristocrática. Em 387 a.C, criou a Academia, o primeiro centro de ensino superior do Ocidente e seus principais livros são “A Republica”, “O Politico” e “As leis”.

Aliando o arsenal teórico de Parmênides e de Sócrates, Platão cria a palavra "idéia", para denominar as intuições intelectuais, superiores às sensíveis; para ele os seres e as coisas não existem senão enquanto participam do Bem. De acordo com Platão, havendo uma realidade divina, além da realidade do mundo sensível, implica-se, igualmente, na existência de uma justiça divina, superior à justiça falha e imperfeita dos homens.

Em Platão, se viu que a alma racional deve controlar as outras partes da alma, para que haja a harmonia da virtude. Esta seria uma tarefa do Estado, para que o cidadão pudesse melhor aproveitá-lo e também melhor servi-lo. Essa visão de Platão sobre o papel do Estado na vida do cidadão pode ser vista como paternalista. Para o filósofo Karl Popper, a filosofia política de Platão é autoritária. Assunto para mais polêmicas, enfim, que podem ser assunto para outro texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com