TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução da Saúde Pública no Brasil

Projeto de pesquisa: A Revolução da Saúde Pública no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................4

2.1Saúde......................................................................................................4

2.2Evolução da Saúde Pública no Brasil.....................................................5

2.3SUS.........................................................................................................6

2.4A Realidade da Saúde Pública no Brasil nos Tempos de Hoje.............7

3 CONCLUSÃO..........................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho em equipe tem finalidade de despertar melhor a vontade de explorar um conhecimento maior em relação a Saúde Publica no Brasil sendo um assunto que hoje tem um amparo na lei onde nos da o direito de ser garantido a todos a saúde independente de raça, etnia, credo, classe social e local de moradia com o objetivo maior de cuidar e promover a saúde aos mesmos. Mais que teve um inicio onde não havia nenhuma assistência a população.

Neste trabalho estaremos vendo mais a fundo que a definição de saúde esta envolvida na parte legal, social e econômica; que a evolução da saúde publica no Brasil foi iniciada por ervas medicinais dos pajés, melhorando com a chegada da família real portuguesa onde foi criada as primeiras escolas de medicina, depois passou pela Revolta das Vacina, mais tarde pelo período militar chegando ao nosso Sistema Único de Saúde e falando a realidade nos dias de hoje.

Afim que depois destes conteúdos citados e questionados podemos juntos saber como foi o inicio e como esta e quem sabe em um futuro mais perto ter ferramentas e argumentações para ajudar na melhoria e continuação do plano publico de saúde em nosso país a todos os cidadãos com qualidade devida, para fazer jus aos nossos direitos tão bem colocado em nossa CF/88 conforme citado abaixo:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Saúde

Para começar a falar de Saúde Pública no Brasil, primeiro temos que falar sobre a definição da palavra Saúde!

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde>. Acesso em 28 abril de 2014.

Com essa citação da Wikipédia trazemos assim que ter saúde não é apenas a falta de uma doença em nosso organismos que estaremos assim com a saúde boa, tem muito mais envolvido na palavra, esta incluído o estado que a pessoa se encontra divida em três fases: a parte física, que e o nosso desempenho do corpo esta bem para que possamos estar apto a qualquer exercício que exercita as nossas musculações em estado normal; a parte mental, que nossa cabeça a parte psíquica esteja apta e preparada para usa-la em diversas situações com discernimento; e por fim a parte social, onde a parte em que temos os direitos em uma sociedade e que esteja sendo adquirido e explorando os mesmos para se beneficiar.

Estando a saúde também dentro dos direitos legais do cidadão, pois é assegurado na lei sendo como um “ Direito de Cidadania e um dever do Estado”, envolvendo a parte social e econômica.

Porem a sociedade não vê a saúde desta maneira, crê em lutar pelo direito de poder cuidar da saúde em relação ao bem estar físico onde se o organismo ou alguma parte do corpo não esta bem, precisa-se de recursos rápido para que a lesão interna ou externa seja resolvida o quanto antes para que as rotinas continue normalmente, como o maior exemplo são os trabalhadores que se preocupam em voltar a trabalhar para manter suas famílias! Agora vamos recuperar alguns elementos históricos que ajudam a situar o tema.

2.2 Evolução da Saúde Pública no Brasil

No passado, falando na época que éramos colonizados a saúde no Brasil era bem mais precária não havia qualquer medida de combate ou prevenção a saúde, quando uma pessoa se encontrava enferma existia apenas os remédios caseiros em forma de ervas medicinais e cantos utilizados pelos pajés, e as vezes a medicina dos jesuítas e boticários que viajavam pelo país. Para ter uma ideia melhor de como a preocupação estava bem menor ou quase nada do que se tem hoje os livros mostra que no Rio de janeiro no ano de 1789 apenas existia quatro médicos.

Esse vazio de assistência medicinal foi relativamente preenchido com as criações das fundações das Santas Casas de Misericórdia que foi fundada nas cidades de Santos, Bahia e Olinda e que os autores entram em controversa qual delas foi a primeira a ser criada.

Mais em 1808 com a chegada da família real portuguesa teve uma grande melhoria e reforçaram a necessidade criando as duas primeiras escolas de medicina do país nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro, que foi as únicas medidas governamentais ate a República.

Rodrigo Alves 1902-1906 foi o primeiro governo que tomou uma medida sanitária no país, mais por ter sido de uma maneira drástica e sem nenhuma medida educativa a população ficou indignada e ocorreu assim a Revolta da Vacina.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com