TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

HISTÓRICO 
Os primeiros movimentos que evidenciaram uma preocupação com o meio ambiente surgiram a partir da década de 50. Sendo que em 1947 é fundada a UINC (União Internacional para Conservação da Natureza) na Suíça. 
A partir daí começaram a surgir manifestações para o desenvolvimento de uma consciência mundial, em 1968 foi criado o Clube de Roma que reuniu cerca de trinta indivíduos, representante de 10 Países. Os quais discutiram assuntos ambientais,na tentativa de buscarem uma solução para crise ambiental que vivenciaram,evidenciando uma forte preocupação com o futuro da humanidade. 
Após a criação do Clube de Roma, foi realizada a conferência das Nações Unidas para defesa do meio ambiente humano em 05 de junho de 1972, data que ficou marcada como dia mundial do meio ambiente e da ecologia. 
Vale ressaltar que, a educação ambiental começa a se fortalecer, ganhando maior importância somente em 1977, com a conferência de Tbilisi ocorrida na Geórgia. Foi o ponto culminante da primeira fase do programa Internacional de Educação Ambiental, iniciado em 1975. Definiu-se os objetivos, as características da E A, as estratégias pertinentes no plano Nacional e Internacional. No Brasil, o Conselho Federal de Educação tornou obigatória à disciplina Ciências Ambientais em cursos universitários de Engenharia. Em 1979 aconteceu o Seminário de EA para a América Latina realizada pela UNESCO e PNUMA na Costa Rica. O Departamento do Ensino Médio/MEC e CETESB publicam o documento “Ecologia uma proposta para o Ensino de 1º e 2º graus. 
O parecer 819/85 do MEC reforça a necessidade da inclusão de conteúdos ecológicos ao longo do processo de formação do ensino de 1º e 2ºgraus, integrados a todas as áreas do conhecimento de forma sistematizada e progressiva. A Constituíção de 1988 dedica o Capítulo VI ao Meio Ambiente e no Art.225,Inciso VI,determina ao “... Poder Público,promover a EA em todos os níveis de ensino...”.Realizado o primeiro Congresso Brasileiro de EA no Rio Grande do Sul.Na década de 90 o MEC através da Portaria 678/91,determina que a educação escolar deveria contemplar a EA permeando todo o currículo dos diferentes níveis e modalidade de ensino.Com a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento,Rio-92.O MEC promoveu um workshop com objetivo de socializar os resultados das experiências Nacionais e Internacionais de EA,do encontro resultou a Agenda 21. 
De acordo com a Lei 9795 de 27 de Abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. O MEC propoe o programa de PCNs emm ação atendendo as solicitações dos Estados, Meio Ambiente um dos temas Transversais. 

Agenda 21 
Vem com a preocupação a questões relacionadas ao consumo e políticas públicas nacionais para a mudança em modelos sustentáveis de consumo, instrumentos econômicos e quanto às tecnologias, os países desenvolvidos deveriam manter padrões sustentáveis de consumo. Na possibilidade dos países em desenvolvimento evitem a poluição perigosa, portanto é preciso ter tecnologias ambientavelmente saudável, incentivando novas fontes de energia. 
Quanto ao destino do lixo sólido vale enfatizar que é necessário que haja uma redução do lixo, através de programas, pesquisas em tecnologias limpas. Essas medidas são de extrema importância para proteger a saúde do ser humano e do meio ambiente. 
A Agenda 21adota propostas de áreas-programas para administração do lixo sólido. 

* Redução do lixo: é necessário que os países estabeleçam objetivos para reduzir o lixo de forma a influenciar padrões de produção e consumo. A capaciadade de monitorar e compreender o ciclo do lixo deve ser desenvolvido; 
* Uso repetido e reciclagem: serão necessáriso incentivos econômicos, mercadológicos e legais para apoiar a reciclagem, eo uso repetido desenvolver programas baseados nas comunidades e moradias individuais; 
Tratamento e despejo ambientalmente saudável: devem ser determinados padrões internacionais para tratamento e despejo de lixo de forma sustentável. Até 2025 todos os países despejariam todos os tipos de lixo de acordo com as diretrizes internacionais de qualidade. 

MEIO AMBIENTE 
Com o crescimento acelerado da população do planeta, houve também um acelerado processo de urbanização, bem como um incessante crescimento da industrialização provocando mudanças nos padrões de consumo do homem moderno e a relação homem/natureza. 
Percebe-se que de repente, a preocupação do homem com a natureza ganhou importância no meio de interesses das mais diferentes organizações sociais da atualidade. A realidade das condições ambientais e a qualidade de vida das pessoas, nesse final de séc.XX têm sido ameaçadas mediante a ação do homem sobre a natureza. 
A ciência e a tecnologia confirmaram benefícios para o homem, mas também trouxe comprometimentos negativos quanto ao meio ambiente. O processo de industrialização desrespeitou os elementos componentes da natureza, causando degradação ao meio ambiente, o qual tem comprometido a qualidade de vida da população de várias maneiras, sendo perceptível na alteração da qualidade do ar, nos acidentes ecológicos ligados ao desmatamento, queimadas, causando a morte de inúmeras espécies que hoje se encontram em extinção. 
Dessa forma a questão ambiental entre outras questões marca a reflexão sobre os rumos da sociedade, surge a partir dessa temática a discussão a respeito de uma nova ética global, orientando o desenvolvimento e as praticas cotidianas em várias esferas. 
Essa discussão é particularmente, de grande importância já que desafia os atores sociais, ir em busca de construir uma sociedade mais consciente ecologicamente,portanto o processo social desenvolve a ciência e a tecnologia transformando o meio humano. 
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 
Consiste no reaproveitamento e manutenção dos componentes de modo sustentável, procura o desenvolvimento e satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras. É garantir que as pessoas agora e no futuro tenham um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico, fazendo ao mesmo tempo uso razoável da terra, preservando as espécies. 
A idéia de sustentabilidade implica na premissa que é necessário definir uma limitação nas possibilidades de crescimento, e iniciativas que levem em conta a existência de cidadãos participativos nas praticas educativas, na tentativa de despertar um sentimento de co-responsabilidade e na construção de valores éticos. 
No entanto o avanço de uma sociedade sustentável ainda depara-se com muitos obstáculos, devida a pouca consciência da sociedade a respeito desse modelo de desenvolvimento, e as causas dessa falta de consciência se da às instituições sociais, sistemas de informação e comunicação e pela própria sociedade, através dos seus valores adotados. 
E para romper esses obstáculos é preciso que os sistemas de informações e instituições sociais se tornem facilitadores de um processo de argumentos para a construção de uma sociedade sustentável, através de fornecimento de dados, da transparência dos procedimentos nas praticas centradas na educação ambiental, garantindo assim alternativas para a elaboração de novos estilos de vida, “sustentabilidade é também redução dos níveis de pobreza, criação de emprego e renda, redução das desigualdades e da violência e democratização das informações e decisões.” (Nova Escola) 
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente-PNUMA uma sociedade sustentável é aquela que vive em harmonia com alguns princípios interligados. 
* Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos (princípio fundamental) refletem na preocupação com as outras pessoas e suas formas de vida, no presente e futuro; 
* Melhorar a qualidade da vida humana (critério de sustentabilidade), o ser humano passa a perceber seu potencial, ter autoconfiança, e uma vida plena de dignidade e satisfação; 
* Minimizar o esgotamento de recursos não-renováveis (critério de sustentabilidade). 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA 
Atualmente percebe-se que a ecologia tornou-se um assunto de debate no processo de transformação da sociedade. Isso devido ao fato do crescente esgotamento dos recursos naturais, aquecimento global, tsunames e outras expressões que estão presentes no cotidiano das pessoas que antes não eram conhecidas. 
No final da década de 90, as questões ambientais já eram levemente abordadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas somente a partir de 1997 ficaram determinado pelos PCNs os temas transversais, como estudo do Meio Ambiente, segunda Pontuschk ( p.126) 
No discurso e documentos dos Orgãos Oficiais de Educação no Brasil, a partir da década de 90 a interdisciplinaridade e também a transversalidade estão em foco. Uma das inovações feita aos Parâmetros Curriculares Nacionais foi a inclusão dos temas transversais, que deveriam perpassar por todas as disciplinas do currículo mediante diferentes práticas pedagógicas. 
Historicamente a escola sempre valorizou o ensino quantitativo, o acumulo de informações, deixando o conhecimento, os saberes disciplinares de lado. A legitimidade em favor dos conceitos técnicos mais “confiáveis” é visível ainda em algumas escolas, como na área ambiental os argumentos a assuntos como cultura, forma de organização social e outros são considerados menos representativos. 
Um dos equívocos que mais ocorre nas escolas, é o fato de acreditar que somente com leituras de textos informativos, sobre meio ambiente, ver filmes ou fazer trabalhos pontuais, em datas comemorativas do tipo dia da árvore, dia do Meio Ambiente está fazendo educação ambiental. Tudo isso é importante, mas não o suficiente, pois a escola é o lugar de educar as novas gerações na formação de valores. 
TEMAS TRANSVERSAIS 
Os temas transversais foram tidos como uma forma de transição entre a maneiar antiga e nova de pensar o ensino, com sua especificidade. È de fundamental importância em todas as disciplinas e níveis de escolaridade, mas vale ressaltar que em História e geografia sua importância é mais significativa, pois os objetivos dos temas fundem-se aos próprios objetivos dessas disciplinas. 
Com o estudo dos temas transversais em história e Geografia, os alunos poderão construir uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores passados pela mídia e trazido de casa, esses conhecimentos devem ser incluindo no trabalho da escola, para que haja uma relação entre esse dois conhecimentos, e possam ser sistematizados no processo de ensino aprendizagem. Portanto na escola pode-se assegurar uma construção de cidadania comprometida com uma qualidade de vida da população, onde o aluno passa ater consciência ambiental e fazer interferências nas questões ambientais, segundo Tânia (2004, p.12) “educação ambiental é, portanto uma postura de respeito e responsabilidade com o ambiente dentro de uma nova ótica que nos permite ver a nós mesmos e a tudo que nos rodeia com maior clareza, mais respeito, mais amor beleza e solidariedade.” 
Os conteúdos dos temas transversais não estão apresentados por ciclos, podem ser aboraddos em qualquer ciclo, e o que faz sua diferenciação é a forma de serv trabalhada, mediante a capacidadae intelectual dosalunos, eo tratamento didático dado aos conteúdos. 
De acordo com Brasil (1997A),um tema transversal tem três qualidades: 
* Serve como linha orientadora que cada escola/docente pode adaptar a realidade local; 
* É adequável 24 ao trabalho com faixa etária da criança; 
* É um tema emergente e urgente, cuja abordagem ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos, inspirando os alunos a se mobilizarem, a saber, como fazer. Por isso os projetos de estudo e ação ocupam lugar central no currículo: soma conteúdos com atitudes básicas e abre o espaço para o trabalho transdisciplinar e interdisciplinar. 
Diante da interpretação dessas qualidades pode-se afirmar que o tema meio ambiente como transversalidade ganha espaço .a EA passa a ser vista como instrumento de construção da cidadania,ou seja, possui uma identidade dentro do processo educativo como influenciador da prática pedagógica.Durante muito tempo trabalhou-se, sobre meio ambiente apenas nas disciplinas Geografia e Ciências,hoje o currículo escolar aborda vários conteúdos que tratam,sobre ecologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com