TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sexualidade Da Mulher Na Contemporaneidade

Exames: A Sexualidade Da Mulher Na Contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 13

ANTEPROJETO DE PESQUISA

ASSUNTO: SEXUALIDADE

TEMA: A SEXUALIDADE DA MULHER NA CONTEMPORANEIDADE

A história da humanidade revela que as mulheres foram severamente reprimidas no campo da sua sexualidade, em função dos seus desejos e sentimentos, que não deveriam ser expressados, uma vez que estas só teriam direitos a serem: esposas, donas de casa, mães e proporcionar satisfação sexual aos homens.

Quando se volta para os marcos históricos, pode-se visualizar a trajetória e evolução do mundo feminino, que tem obtido a conquista de igualdade dos direitos e deveres. Ao refletir e pesquisar sobre a mulher na sociedade, depara-se com múltiplos papéis desde a atribuição de mulher, sem valor no âmbito social, a um ser capaz de desempenhar funções que estão sendo marcantes na contemporaneidade feminina. Segundo, (BEAUVOIR, Simone, 1949) “[...] a mulher mais plenamente integrada na sociedade é a que possui menor número de privilégios.”

Na maioria das ideias e conceitos analisados, a mulher em sua história se inicia como culpada pelo pecado original. As mulheres passaram, ou melhor, continuaram a ser consideradas pela Igreja como criaturas débeis e suscetíveis às tentações do diabo, logo, deveriam estar sempre sob a tutela masculina. A mulher para os clérigos era considerada um ser muito próximo da carne e dos sentidos, e por isso como uma pecadora em potencial. Essa visão preconceituosa e estereotipada adotada pelos religiosos se apoiavam na ideia do pecado original de Eva para então ligá-la à corporeidade e desta forma inferiorizá-la. Entre outros fatores que condicionaram a mulher a condição de ser indigno é a tagarelice. Baseado no momento em que Eva induz Adão a comer o fruto proibido. No entanto as mulheres além de serem vistas com criaturas débeis, foram interpretadas também como deusas, contexto social que se insere na visão religiosa e que tem raízes que remontam aos primeiros sentimentos religiosos humanos e de adoração. Diante disto, Louro (2000), aponta que os processos culturais de início fizeram com que fosse definido em cada época, em qual lugar a mulher iria ocupar; e o que era visto como natural ou não. Sua trajetória de conquista e evolução foi palco de inspiração para grandes pintores, escritores de textos literários e músicos.

Paulatinamente, foi se desmistificando o lugar de deusas ou criaturas débeis, e passaram a ocupar lugar de escravas e objetos de uso sexual masculino. Seres femininos submetidos aos mais diversos atos em prol de atender o que lhes era solicitado, e que mesmo assim não passavam de mulheres desprezíveis, que apenas deveriam centralizar seus suas tarefas em afazeres domésticos e limitar-se aos cuidados com os filhos e marido. Em nenhuma hipótese lhes era permitido a busca por sua satisfação sexual. Foucault descreve que para as mulheres as restrições são definidas pelo status, a lei e os costumes, e elas são garantidas por castigos e sanções. No entanto, dentro do universo masculino, o simples status conjugal que este tinha, as mesmas regras não eram impostas de forma precisa.

Na história da humanidade, as mulheres foram durante muito tempo apropriadas como objetos sexuais, tanto como progenitoras ou produtoras. Nisso demonstra que a evolução da mulher vem ocorrendo durante anos, assim como seu modo de interpretação. Quando nos questionamos acerca desse lugar de mulher progenitora ou produtora, nos deparamos com o papel do movimento feminista. Movimento esse que teve e tem o intuito de buscar subsídios que possibilitem a mulher não ser apenas um membro da família, e um ser social sem prestigio, mas sim um ser de direitos e desejos que possam ser expressos de modo igualitário.

Entretanto, quando tratamos de sexualidade feminina, sabemos que foi um processo lento e difícil para todas. Elas tiveram mudanças em seus comportamentos e atitudes que proporcionaram uma reestruturação e paralelamente foram importantes para a conquista de seu espaço, pois deixaram de ser apenas dedicadas ao lar, reprodutoras e à disposição para satisfazer o esposo sexualmente.

Pesquisar sobre sexualidade em primeiro lugar remete à repressão trazida pelo combate à permissividade. Permissividade que remete aos desejos sexuais reprimidos de modo que se deu início ao estudo da sexologia, que teve investigações e explicações de Freud.

Durante muito tempo sabemos que o modelo dominante da sexualidade foi o masculino e que os homens tinham poder frente à sexualidade feminina. A sexualidade feminina foi assegurada por muito tempo pela classe masculina e que esse domínio garantia a pureza das mulheres que eles gostariam de ter como esposa, mãe de seus filhos e objeto de prazer sobre sua tutela e, com essa imposição, o índice de prostituição era relevante. Com o avançar dos tempos e a autonomia das mulheres nos mais variados campos, houve grandes revoluções internas e externas que representaram um posicionamento diferenciado dentro de sua sexualidade.

A evolução sexual feminina possibilitou ter o direito e autonomia em exercer sua sexualidade. Assim como seu crescimento e ímpeto em mostrar sua capacidade de desempenhar papéis que antes não tinham confiabilidade e crédito na sociedade. A liberação sexual feminina ainda precisa ser muito trabalhada, pois sexualidade hoje é um fenômeno social que teve uma relevância importante para a ciência, e aborda as questões de desigualdade entre os sexos, subordinação feminina, discriminação sexual.

PERGUNTA DE PARTIDA

Como a sexualidade da mulher é transmitida na mídia contemporânea e como isso reproduz uma visão machista e de dominação e repressão sobre a mulher?

OBJETIVO GERAL

Analisar e refletir acerca do avanço sexual feminino dentro de uma sociedade marcada pelo preconceito e discriminação sexual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar o papel da mulher na história da humanidade;

Avaliar os impactos do avanço sexual diante da perspectiva masculina;

Discutir o processo de evolução da consciência sexual feminina dentro do contexto social;

Refletir as contribuições da liberdade e autonomia adquirida pelas mulheres ao longo do processo histórico da humanidade;

Enumerar os possíveis grupos de apoio e incentivo a mulher.

HIPÓTESE GERAL

A indagação parte do pressuposto que mesmo diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com