TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULHER OS RAPAZES, DA HISTÓRIA DA SEXUALIDADE

Por:   •  10/11/2018  •  Resenha  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

A MULHER/OS RAPAZES, DA HISTÓRIA DA SEXUALIDADE

SILVA, Ana Claudia [1]
SPENCE, Nádie Christina Ferreira Machado
[2] 

O livro de Foucault tudo como o arqueólogo da sexualidade traz um desenho do estilo de vida a dois no período antigo   greco-romano, onde expõe de modo claro, as práticas que naquela época guiavam o casamento e as relações heterossexuais e homossexuais masculinas que eram comuns naquela época. Questiona a constituição da categoria sexualidade em seus códigos morais ao longo da história greco-romana

Depois parte para análise de condutas que foram se firmando conforme o avanço do cristianismo como a fidelidade, a virgindade e a crítica à pederastia que é a prática sexual entre um homem e um rapaz mais jovem. As relações entre os homens da mesma idade não eram comuns, em vez disso, se aceitava o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, geralmente, adolescente e um homem mais velho. E com o tempo a única forma aceita era a pederastia tinha o papel pedagógico, que condizia o aprendiz pelo mestre, que era um homem mais vivido e, portanto, sábio.

A erótica da Antiguidade é mostrada que nem toda a moral pode ser vista como código jurídico. Para o filosofo naquele período vai além das sutilezas de uma estética. É um estilo de relações consigo e com os outros que entrou em jogo, influenciando a arte de viver e a dominação de si. Vimos que com a expansão do cristianismo que toda uma cultura e período erotizado e que tinha sexualidade um dos pilares sociais permaneceu encoberto praticamente toda a Idade Média e a Idade Moderna, por causa da moral cristã e só voltando com força na era pós-contemporânea.

           Foucault traz a emergência do pensamento sobre a mulher e mostra benefícios e prejuízos do vínculo conjugal com seus problemas relativos como a virgindade, a simetria e a reciprocidade de direitos e deveres entre o marido e mulher, o compromisso de solidariedade, o monopólio do sexo e o modo como qual os prazeres do casamento se davam, ou seja, o sexo era importante para a existência do afeto, mas, repudiado quando em excesso, assim como o adultério

           Foucault traz a postura greco-romana sobre o amor e a homossexualidade a partir de textos filosóficos de Plutarco e Pseudo-Luciano. Para ele o amor verdadeiro e puro seria independente fosse o homossexual ou o heterossexual, chegando à conclusão que o amor é a manifestação única de caridade, depois sobre as críticas sobre o amor entre rapazes, o filosofo Plutarco identificou imperfeições que mudaram o amor entre homens em numa classe menor de afeto.

           Foucault nessa segunda parte de História da sexualidade ao contrário do seu projeto original, que era trazer a sexualidade no século XIX e volta na Antiguidade, considerando as práticas existentes sexuais na Grécia Antiga, mas o cristianismo mudou o cenário, ao fazer a ligação entre sexo e pecado da carne, acabando com o conceito de desejo. Na Grécia Antiga não tinham instituições para se fazer respeitar as interdições sexuais, como a Igreja Onde se tinha uma maior preocupação com a atenção ao corpo, a gestão da saúde, eu o cuidado de si que envolvia as práticas sexuais.

Assim, o livro traz um pensamento filosófico, sobre a cultura greco-romana sobre os seguintes aspectos: a mulher: o vínculo conjugal a questão do monopólio; os prazeres do casamento e os rapazes: Plutarco; Luciano e uma nova erótica. Esta última não tem lugar privilegiado nos textos de filosofia e se desenvolve na relação homem e mulher. A mulher ao ter o monopólio do sexo era   vista como astuciosa, maliciosa, tinha artimanhas, poder racional e possuía uma linguagem como instrumento corrompido que escravizava o homem para o ao desejo sexual e luxúria. A maior forma de amar era a de amor pelo ser igual, pois para o homem era degradante amar uma mulher, por ser um ser inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com