TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OUTONO DA VIDA: Um olhar sobre a sexualidade da mulher na terceira idade.

Por:   •  21/10/2017  •  Monografia  •  5.266 Palavras (22 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PRESIDENTE DUTRA

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO

ELYANNA ALVES DE ARAÚJO

O OUTONO DA VIDA: um olhar sobre a sexualidade da mulher na terceira idade.

PRESIDENTE DUTRA - MA

2011

ELYANNA ALVES DE ARAÚJO

O OUTONO DA VIDA: um olhar sobre a sexualidade da mulher na terceira idade.

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem Bacharelado como requisito parcial ao desenvolvimento da Monografia.

Orientador (a): Enfª.  Valéria Moraes de Oliveira

PRESIDENTE DUTRA - MA

2011


SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        03

2 OBJETIVOS        05

2.1 GERAL        05

2.2 ESPECÍFICOS        05

3 JUSTIFICATIVA        06

4 METODOLOGIA        07

4.1 TIPO DE ESTUDO        07

4.2 LOCAL E PERÍODO DE COLETA        07

4.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA        08

4.4 COLETA DE DADOS        08

4.5 ANÁLISE DE DADOS        08

4.6 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS        08

5 REFERENCIAL TEÓRICO        09

6 ORÇAMENTO FINANCEIRO        13

7 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        14

REFERÊNCIAS        15

APÊNDICES 


1 INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional, fruto da conquista da longevidade tem causado interesse crescente nos diversos campos do conhecimento. Estudos mostram que até 2025 o Brasil será a sexta nação do mundo com mais pessoas acima de sessenta anos, cerca de 33 milhões (ALMEIDA & PATRIOTA, 2009). Considerando a diferença por sexo nesse quadro demográfico, verifica-se uma predominância de mulheres idosas ou uma feminização da velhice, o que demanda pesquisas sobre peculiaridades e consequências desse desequilíbrio, não só do ponto de vista estatístico, mas em sua complexidade social e subjetiva, principalmente as relativas às diferenças de gênero.

Sabe-se que o organismo da mulher não é o mesmo durante a vida. Sofre alterações e evoluções que provocam mudanças físicas e psíquicas. Por isso, é importante a mulher conhecer bem o seu corpo, para melhor entender essas transformações e, sobretudo, poder cuidar mais adequadamente dele (LIMA MENDONÇA & INGOLD, 2006).

Apesar de as mulheres viverem mais tempo, elas envelhecem em piores condições sociais e de saúde. As desvantagens sofridas na sua vida profissional e familiar se acumulam ao longo de sua existência e se acentuam à medida que envelhecem, no entanto tal condição não possui a devida visibilidade social (MELO FERNANDES, 2009).

As idosas sofrem as conseqüências de seu envelhecimento biológico, tendo de conviver com as perdas típicas dessa fase e também com o comportamento preconceituoso sobre o relacionamento afetivo-amoroso e sexual, emitido pela sociedade, que pode ser um estímulo discriminativo para a extinção do comportamento sexual das idosas.

Ao longo da história pôde se perceber a regência de repressões e discriminações em relação à mulher idosa e à sua sexualidade. O principal estereótipo é que a mulher idosa deixa de ser uma pessoa com desejos, e que pode usufruir do seu corpo prazerosamente (CARRUBLA, 2006). Levando-se em conta esse posicionamento da sociedade perante o idoso, é de relevância buscar e investigar sobre a sexualidade da mulher na terceira idade.

Nessa perspectiva, o presente projeto evidencia a temática da Sexualidade da

Mulher na Terceira Idade com o objetivo de compreender a visão da mulher idosa sobre a sua sexualidade, a partir de questões sociais e emocionais, como também das modificações físicas que ocorrem com a menopausa. Ao escolher esse tema pretende- se investigar se ocorrem mudanças no comportamento sexual da mulher da terceira idade.  Avaliando se as possíveis mudanças ocorridas nessa fase da vida, abrangendo as questões biológicas, psicológicas e sociais, interferem na sua vida sexual, prejudicando seu curso natural. A possibilidade de abordar o tema sexualidade junto às idosas que freqüentam o CRAS ressalta a importância da adoção de medidas que estão postas na Política de Saúde do Idoso, que preconiza o cuidado integral à saúde, com o fomento de atividades que estimulem o envelhecimento saudável.

Para nortear essa pesquisa elaborou-se a seguinte questão: O processo de envelhecimento natural tem impedido o desenvolvimento de uma vida sexual ativa nas mulheres da terceira idade? Logo a hipótese formulada foi que o envelhecimento traz modificações importantes no que se refere aos aspectos físicos e emocionais das idosas, porém os sentimentos e a libido não sofrem deterioração, podendo a sexualidade ser vivida até o fim da vida.

A sexualidade é um elemento fundamental para uma boa qualidade de vida dos idosos, porém se faz necessário conhecimento de como eles a percebem e a vivenciam, permitindo a obtenção de informações relativas ao tema que poderão subsidiar os profissionais de saúde, com vistas ao planejamento de ações específicas e objetivando a atenção integral. Além disso, ao buscar conhecer o que as idosas pensam acerca da sexualidade na velhice, considera-se que esse resultado possa despertar o interesse dos profissionais de saúde sobre a temática, ampliando o conhecimento e propondo intervenções junto a este contingente populacional.


2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Analisar as concepções de sexualidade entre as idosas que freqüentam o Projeto Renascer na cidade de Presidente Dutra - MA.

2.2 ESPECÍFICOS

  • Entender como a sexualidade e a velhice se relacionam nas vivências do envelhecimento de mulheres idosas;
  • Aprofundar a reflexão sobre como o desenvolvimento da sexualidade da mulher nesta etapa de sua vida pode ser influenciado pela sociedade;
  • Compreender a visão da mulher da terceira idade sobre a sua sexualidade;
  • Analisar as concepções da sociedade sobre a sexualidade da mulher da terceira idade.


3 JUSTIFICATIVA

O processo de envelhecimento desenvolve-se desde o início da vida do indivíduo, sendo mais evidente no período denominado “velhice”. Esse processo se expressa a partir das influências de fatores internos e externos, como os hormônios, radicais livres, dieta, estilo de vida, exercícios físicos, as influências psicossociais e a exposição ambiental. A admissão social, com relação à sexualidade da mulher idosa, também deve ser considerada visando a impedir as omissões e permitir a essa mulher da terceira idade representar um novo marco com quebra de paradigmas, no qual ela seja considerada como um ser total, capaz de desempenhar seus papéis sociais e de sentir desejos sexuais. Diante dessa problemática,o título deste projeto pretende exaltar as necessidades afetivas e sexuais das idosas e questionar o pensamento comum das sociedades modernas que ignoram, desvalorizam e discriminam a sua sexualidade, considerando-os, freqüentemente, como seres assexuados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com