TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia De Durkheim

Casos: A Sociologia De Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  6.271 Visualizações

Página 1 de 4

1- Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico:

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”. ( p. 81)

Que características da escola positivistas podemos encontrar nesse texto¿

No texto, quando Durkheim se refere às espécies sociais diz respeito à morfologia social, que faz uma tentativa de dividir os seres humanos como os animais são divididos na biologia.

2- Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciências, Durkheim afirma: “ O sentimento é objeto da ciências, não é critério de verdade cientifica”. (p.31)

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista¿ por que

A verdadeira ciência não deve ser guiada pelos sentimentos pessoais do cientista, pois para que os resultados encontrados nas pesquisas sociológicas sejam tão objetivos quanto os apresentados nas ciências exatas, o sociólogo deveria deixar de lado seus valores pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois estes poderiam distorcer a realidade dos fatos.

3- Quais as características dos fatos sociais para Durkheim¿

São três as características dos fatos sociais. A primeira é a coerção social, que é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, fazendo-os conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. A segunda característica é que eles são exteriores aos indivíduos, pois independem de sua vontade ou de sua adesão consciente. A terceira característica se refere à generalidade: fato social é aquele que se repete em todos os indivíduos, ou pelo menos, na maioria deles.

4- Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais¿

Para um estudo científico dos fatos sociais, os cientistas devem manter certa neutralidade, eliminando qualquer traço de subjetividade, além de manter uma atitude de distanciamento. Durkheim aconselhava os sociólogos a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ao seu respeito.

5- Afirmamos que Durkheim considerava a educação formal e informal como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição¿ Argumente

Sim concordamos. Pois com a educação formal o indivíduo aprende as regras legais impostas pela sociedade, e com a

educação informal aprende-se a tradição e os costumes impostos transformando em um individuo normal integrado à sociedade.

6- Durkheim considerava a generalidade elemento essencial do fato social. Procure em jornais e periódicos fatos sociais segundo esse critério.

7- |O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico¿ Por quê¿

Para Durkheim, o crime é um fato social normal, porque pode ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos e também porque representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com