TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia De Durkheim

Ensaios: A Sociologia De Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

A sociologia de Durkheim

O que é Fato Social

Embora Auguste Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha-lhe dado esse nome, Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos.

Em livros e cursos, sua preocupação foi definir com precisão o objeto, métodos e as aplicações dessa nova ciência.

Embutidos dos princípios positivistas, Durkheim queria definir com rigor a sociologia como ciência, estabelecendo seus princípios e limites e rompendo com as ideias de senso comum os “achismos” que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critérios.

Para ele em uma de suas obras fundamentais, as regras do método sociológico, publicada em 1895, definiu o objeto da sociologia como Fato Social, de acordo com essa ideia defendida no trabalho, Fato Social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente.

São três as características básicas que distinguem o Fato Social:

A primeira é a Coerção Social, que é dividida em três: Regras morais culturais, regras Jurídicas Leis Escritas criadas pelo Estado e a Educação.

Regras morais culturais são as regras que não estão escritas em lugar nenhum não é lei, código nada que nos venha obrigar a cumprir, mas acabamos cumprindo essas regras devido ao costume, ao padrão cultural questão religiosa uma questão de princípio, ou familiar ex: obedecer os pais é um princípio moral mas não me obriga a obedece-lo não coerção Jurídica

Regras Jurídicas Regras Legais que são criadas pelo Estado é uma força de coerção em que o não cumprimento das regras nela descritas, mesmo o indivíduo conhecendo ou não a mesma sofre a penalidade nela contida ex: proibido roubar, se ferir tal código sofrei senão pelo estado com confinamento em uma prisão.

Para que as regras venham ser cumprida tanto morais como Jurídicas é necessário segundo Durkheim uma ação desde do nascimento que seria a Educação onde fixaríamos todas as regras ou seja o indivíduo tem sua personalidade e seu caráter desta da infância com a educação formal e a não formal.

A segunda Característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente da sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo, assim, “Exteriores aos indivíduos” pois quando nascemos já existem regras sócias, costumes e leis criadas que nos obrigar a sermos moldado pôr a ideias já pré-determinada antes mesmos de começar ao entender ou a falar.

A objetividade do Fato Social

Para Durkheim e para os positivistas de maneira geral, a explicação cientifica exige que o pesquisador estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua análise.

Para ele o sociólogo não podia colocar seus achismos, o ideias pessoais, suas paixões ou opiniões sobre o que estava sendo pesquisa ou estudado para não dificultar o conhecimento verdadeiro.

Suicídio

Durkheim estudou profundamente o suicídio, utilizando nesse trabalho toda a metodologia defendida e propagada por ele. Considerou-o Fato Social por sua presença universal em toda e qualquer parte da sociedade e por suas características exteriores e mensuráveis, completamente independentes das razões que levam cada suicida a acabar com sua própria vida. Para ele era um fato social conforme suas estatísticas existia uma maior taxa de suicidas entre os protestantes e nas régios urbanas.

Podemos destacar quatro tipos de suicídio citado por Durkheim: O suicido egoísta, O suicídio Anômico, o suicídio Altruísta e o suicídio Fatalista.

Sociedade: um organismo em adaptação

Para Durkheim. A sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. A sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com