TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia clássica e os debates advindos da pós-modernidade, pós- colonialismo e do pós- desenvolvimentismo

Por:   •  24/12/2017  •  Ensaio  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução à Sociologia

Aluno: Fernando Borges da Silva

Curso: Bacharelado em Políticas Públicas 5º semestre

Segunda avaliação da disciplina

Nota da primeira avaliação: 9,5

Uma discussão sobre o “fazer sociológico” na sociologia clássica e os debates advindos da pós-modernidade, pós- colonialismo e do pós- desenvolvimentismo.

O debate sobre desenvolvimentismo pode ser tratado por diferentes ramos do conhecimento. Em uma perspectiva histórica, é a economia a disciplina que mais se esforça em compreender e explicar o desenvolvimento, em especial o desenvolvimento econômico a partir da formação histórica do capitalismo, do industrialismo das políticas macroeconômicas, enfim, os processos de acumulação.

A sociologia e a ciência política apresentaram contribuições relevantes. Haviam grandes narrativas revolucionárias na sociologia no século XX que se ajudaram no sentido de “ratificar” os processos de acumulação e divisão social do trabalho. Desenvolver era a chave para o futuro. Tudo se fazia necessário para ser mais desenvolvido. A posição da sociologia era otimista e via a industrialização como benéfica e recomendável ao progresso dos países, em especial aos do chamado terceiro mundo.

 A sociologia desde o seu nascimento incorporou ideias burguesas daqueles que empreendiam. Podemos pensar nos ideais positivistas que distinguiam sociedades “primitivas” – mais atrasadas e simples –  da sociedade “modernas” – mais complexas, mais aos moldes europeus. Nesse sentido, a sociologia se calcaria nas ideias de progresso, hierarquizando culturas, e atingindo seu ápice no colonialismo. A ideia de levar a modernidade para os países atrasados, onde a cultura do outro é deixada de lado em nome de interesses comerciais, acompanhado do modo de produção “moderno”, da implantação de um sistema político (estados-nação), da imposição da língua e de uma arquitetura inovadora e universal era latente. O que gerou a expansão e o colonialismo como nova ordem mundial.

Contudo, o modelo não se auto sustentou por muito tempo e com a crise do petróleo ( 2 choques) e a crise da dívida dos anos 80, os países vão à bancarrota, a dívida externa “explode”, no Brasil, por exemplo, ficou conhecida como a “década perdida”.

Todo o dinheiro que financiava o modernismo, o desenvolvimento se esgota. Inicia-se um processo de convulsão política de emancipação e descolonização. É nessa onda que começam a surgir críticas ao “ser moderno”, em especial, na França com o movimento contracultura. As pessoas começam a querer consumir a singularidade e não mais a padronização, sobretudo, na arquitetura de prédios e monumentos. É um novo marco para sociologia que agora começa a ser rediscutida e acaba muitos intelectuais acabam “atacando” o modernismo. No urbanismo, por exemplo, temos Jane Jacobs com seu livro sobre as grandes cidades que são construídas sob os preceitos modernistas e se tornam funcionais à especulação imobiliária. Outro autor que vai criticar o a sociedades modernas é Michel Foucault com algumas teses sobre o biopoder e o poder disciplinar que decorre da onda modernista e suas implicações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com