TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No Texto "Sociologia: O Estudo Da Sociedade", Qual A Relação Que A Autora Faz Entre Sociologia, Modernidade E Capitalismo?

Dissertações: No Texto "Sociologia: O Estudo Da Sociedade", Qual A Relação Que A Autora Faz Entre Sociologia, Modernidade E Capitalismo?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  670 Visualizações

"Resumo: O texto traz uma apresentação geral da Sociologia como ciência que se preocupa com a explicação da vida social que tem origem na modernidade, isto é, uma ciência que surgiu para explicar a vida social que se complexificou com a organização capitalista da sociedade."

"Vejamos, portanto, as modificações nas relações sociais que definiram a modernidade como forma de compreender a Sociologia como ciência para a explicação da vida social. Leo Huberman (1987) apresenta-nos uma detalhada análise da superação da Idade Média pela modernidade, do feudalismo pelo capitalismo, do antigo regime pelo regime moderno. Nes¬sa análise histórica, podemos buscar os elementos centrais para a explicação da vida social. Esse autor explica a sociedade moderna, a vida social na modernidade, como a superação do feudalismo pelo capitalismo, isto é, pela profunda transformação que a sociedade feudal so¬freu. Profunda porque se trata de transformação econômica, social, política e cultural. Nesse sentido, a sociedade feudal caracterizava-se, do ponto de vista da Sociologia, por três classes sociais distintas: sacerdotes, guerreiros e trabalhadores. Vale destacar que, como sociedade que valorizava o ócio, os trabalhadores, isto é, aqueles que produziam, trabalhavam para outras classes: eclesiástica e militar."

"As circunstâncias históricas e intelectuais do surgimento da Sociologia, ou de uma ciência que estivesse voltada especialmente para a explicação social, política e econômica da sociedade, referem-se à superação do feudalismo e à consolidação do capitalismo, portanto, à modernidade."

O autor faz uma relação direta entre Sociologia, modernidade e o capitalismo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com