TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Sociedade Fundamentos da Sociologia Compreensiva e o debate contemporâneo

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica – 1 – Marx, Weber e o debate sobre estratificação social

Aluna: Simone Chagas Holanda

Economia e Sociedade Fundamentos da Sociologia Compreensiva e o debate contemporâneo

WEBER, Marx. Economia e Sociedade Fundamentos da Sociologia Compreensiva e o debate contemporâneo. Volume 1. Editora Universidade de Brasília. UNB. 1999, p. 199- 206.

Marx Weber, sociólogo e economista Alemão (1864 – 1920) no livro Economia e Sociedade Fundamentos da Sociologia Compreensiva aborda os vários seguimentos e frações de classes que se apresentam na sociedade capitalista.

O autor apresenta o conceito de “situação de classe”, define o fundamento das três categorias de classe, descreve as unidades das classes sociais.

Weber chama “situação de classes” as oportunidades típicas para se obter rendas, posição de vida externa e destino pessoal. Por exemplo: abastecimento de bens e posição social. Ou seja as oportunidades de vida são definidas pelo mesmo componente causal.

Define ainda as categorias de classes como grupos de pessoas que se encontram em igual situação de classe, Weber, analisa que as diferenças de propriedade determinam a situação de classes.

Weber divide em três: Classe proprietária: as diferenças de classe determinam a situação de classe; Classe aquisitiva: apresenta oportunidade de valorização de bens ou serviços que lhes determinam a situação de classe e Classe social: que é a totalidade daquelas situações de lasse entre as quais a mudança pessoal e gerações. Nas três categorias apresentadas de classe podem surgir associações de indicam os interesses iguais ou semelhantes em bens de consumo, produção patrimônio e qualificação de serviços.

Importante ressaltar que as transições de uma classe para outra podem ser mais fáceis e fluentes.

O autor divide ainda a unidade das classes socias como classe prioritariamente positivamente privilegiada e classe prioritariamente privilegiada negativamente. A primeira detém o monopólio. O autor define como sendo os rentistas quem detêm o monopólio na venda, investimento de patrimônio. São os empresários industriais, empresários agrários, banqueiros, profissionais liberais.

O segundo caracteriza-se por serem dependentes sem propriedades. Os trabalhadores qualificados ou não. Em suas diversas categorias diferenciadas e treinadas para determinados serviços.

Entre elas aparecem as classes médias que são os profissionais liberais, autônomos. Funcionários públicos, ou seja, a pequena burguesia.

Por fim, Weber analisa que as classes sociais crescem como base econômica orientada pelo mercado. E a estrutura de classe envolve a partir de outras classes.  Não é possível entender a desigualdade de da sociedade a qual a configuração de classe sem compreender o papel social e mudanças das classes que depende outras classes.

Compreendendo a análise sociológica de Weber e sua importante contribuição para o estudo das classes sociais, bem como, o entendimento das mudanças e lutas de classe na contemporaneidade a partir também do advento do capitalismo. Percebe-se que a economia buscará se orientar pelo mercado a partir das interações entre as classes e suas caracterizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com