TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Seus Aspectos no Dia a Dia

Por:   •  10/7/2022  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, vivemos em modo acelerado com a facilidade tão grande de comunicação instantânea e uma mecanização do trabalho que fica cada vez mais tecnológico e produtivo. A tecnologia cada vez mais avançada costuma deixar a humanidade para trás, cabendo às pessoas aprenderem a lidar com tantas telas no dia a dia, sendo hoje em dia impossível imaginar e analisar a sociedade sem telas por todos os lugares com as mais diversas utilidades.

A tecnologia concentrada no dia a dia relacionada com a sociedade traz as mais novas e diversas características e problemas. Segundo Manuel Castells é impossível pensar e entender a sociedade sem considerar suas ferramentas tecnológicas, considerando sua importância em diversas áreas da sociedade, como na medicina, trabalhos antigamente manuais e o que desencadeia no ser humano e suas relações. Na medicina vemos exemplos da tecnologia sendo usada para criar medicamentos, muito atualmente com a vacina para a COVID-19, ou em cirurgias feitas por robôs, com uma maior segurança ao paciente. A tecnologia avançou nas áreas industriais, diminuindo os trabalhos manuais, e consequentemente, diminuindo a mão de obra das fábricas e aumentando o desemprego, pois é necessário trabalhadores qualificados para lidar com a nova tecnologia. Na música “Pela Internet 2” de Gilberto Gil é possível analisar a apreensão de grupos da sociedade ao precisarem lidar e se atualizar com as inovações tecnologias, “Cada dia nova invenção; É tanto aplicativo que eu não sei mais não”. Por esse simples verso é possível interpretar a dificuldade de muitos grupos sociais ao tentarem sair se suas zonas de conforto e aprender novas tecnologias acabam se perdendo no mundo digital. A música pode ser interpretada como uma carta de pessoas com mais idade, com dificuldades ao usarem e entenderem as tecnologias do dia a dia e fazendo associações com o mundo de antigamente, “Um zigue-zague diferente, um beco, um CEP; Que não consta na lista do velho correio”.

Assim, é fácil de interpretar que a música de Gilberto Gil tem uma importante visão da sociedade sobre as novas tecnologias inseridas no dia a dia da sociedade. Mesmo tendo grande importância nos mais diversos aspectos da sociedade, a tecnologia acaba fazendo estragos na sociedade, diminuindo empresas e não havendo acessibilidade plena às pessoas com dificuldades de adaptação, como idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com