TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e seus aspectos para melhorar a qualidade de ensino em sala de aula

Por:   •  25/4/2018  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

A informática como auxílio aos docentes em sala de aula: propostas inovadoras com auxílio do prezi.

Jônatha Lisboa Galvão do Nascimento (1)

Universidade Estadual da Paraíba (1)

Jonatha-lisboa@hotmail.com (1)

Resumo: O seguinte minicurso tem como objetivo gerar e fomentar uma reflexão sociocultural e econômica aos participantes, de forma que crie/ amadureça a visão crítica e as formas de como a tecnologia está sendo incluída no ambiente educacional, tendo em vista como essa informatização é recebida por parte dos docentes e discentes. Pois muitos projetos governamentais e não governamentais, às vezes por falta de estruturação teórica e prática, não realizam o processo de educação continuada para que haja capacitação contínua para os docentes e consequentemente para os alunos. O minicurso “A informática como auxílio aos docentes em sala de aula: propostas inovadoras com auxílio do “prezi” ” no I CONAPESC relaciona-se à discussão crítico-reflexiva das produções  acadêmicas e demais setores, buscando a otimização para a inovação científica e tecnológica. Portanto, será proposto durante a apresentação desse minicurso ferramentas que possam ser utilizadas como apoio para um bom desenvolvimento: quando, onde e de qual forma utilizá-las em sala de aula. Como alguns docentes tentam introduzir os recursos tecnológicos em sala de aula, mas alguns ainda têm pouca experiência nesse campo. Isto considerado, será explicitamente introduzido pelo o minicurso uma forma com os modos/tipos de abordagens que conduzam as problematizações para repensar a multiplicidade dos contextos educacionais para produção em ciência, tecnologia e sociedade, com a forma da abordagem do tema que é bastante relevante e considerado primordial nos dias atuais ligados à formação docente.

Palavras-chaves: Prezi, interdisciplinaridade, ciência e tecnologia.

Informações gerais: Em caráter de colaboração o minicurso visa trazer reflexões socioculturais a respeito das questões educacionais vivenciadas nos dias atuais, com vista da inclusão da tecnologia e como a sociedade encara essas abordagens de uma forma ampla. O docente como intermediador do saber em sala de aula deve reciclar conhecimentos de todos os modos e, é importante que ele não deixe de considerar a tecnologia como forma de inserção de novas práticas pedagógicas nessa fase de ensino. Os desafios encontrados atualmente são grandes, no entanto, existem muitos meios de atrair a atenção do aluno, trazendo para o ambiente educacional de forma prática, através do meio que os discentes mais utilizam que são: Computador, Notebook, Tablet e Smartphone. Com essa visão metodológica, o docente a partir do minicurso poderá entender práticas e ferramentas de como atrair a visão, como utilizá-las, englobando ferramentas de nível mobile a desktop, possibilitando o aprendizado para além do ambiente de sala de aula, não prendendo o aluno somente à instituição de ensino.

Ferramentas que serão utilizadas durante a apresentação do minicurso:

1- Projetor;

2- Notebook para projeção do minicurso;

3- Bloco de anotação e canetas;

Foco do minicurso

1- O minicurso terá como foco discutir inicialmente a importância de utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula e de que forma esses recursos podem auxiliar no trabalho do docente e corroborar para a aprendizagem do aluno. Em seguida, será realizado um treinamento da ferramenta “prezi” com os participantes, englobando docentes e alunos que desejam fazer o uso da ferramenta como aprendizado em suas novas apresentações, tanto em sala de aula como em palestras, treinamentos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com