TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Contratualista de Rousseau

Por:   •  12/8/2018  •  Resenha  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DA AULA DE CIÊNCIA POLÍTICA, MINISTRADA PELO PROFESSOR FRANCISCO ALENCAR MOTA NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2018

Francisca Lavínia Sousa Silva

No dia 28 de fevereiro por volta das 19:20 horas iniciava a aula de Ciência Politica II ministrada pelo professor Alencar Mota, no Centro de Ciências Humanas com o tema: A Teoria Contratualista de Rousseau.

Rousseau é um autor típico do século XVIII, o principal contexto histórico que ajuda explica a teoria política de Rousseau é o contexto do iluminismo, era o século das luzes, da razão, da ciência e do positivismo nessa época, a Europa vivia lutas sociais, assistia o desenvolvimento da burguesia e o estímulo à crença na racionalidade baseada nas concepções cartesianas. Rousseau estava vivendo na França, a França era o augi do país europeu naquele momento era a capital do mundo. Nesse período do iluminismo havia uma forte critica a religião, a igreja estava vivendo na sua democrata e junto da igreja a ordem monarca. Havia um sentimento de autonomia humana, a Europa no século XVIII estava dizendo que o homem é autônomo senhor de suas próprias decisões, ele é responsável pelas suas atitudes e livre.

Quem era Rousseau? Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Ele fazia parte de um grupo Os Enciclopedistas eles refletiam sobre a natureza humana os intelectuais como Rousseau, Voltaire, Montesquieu defendiam as capacidades do homem e o direito do homem à liberdade, à igualdade e a livre expressão. Rousseau era um filosofo completamente desconhecido, ganhava a vida como preceptor (professor particular) ele passou a ser conhecido quando se submeteu a um trabalho que era para um concurso que o mesmo ganhou e depois de publicado se tornou mais conhecido assim se tornando um clássico. Depois do Discurso Sobre as Ciências e as Artes que foi o texto que ele ganhou o concurso Rousseau escreveu outros livros, os mais conhecidos são o “discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens e do contrato social".

A principal contribuição de Rousseau foi conferir ao povo a soberania numa comparação com Hobbes que todo o poder era do soberano para Rousseau esse poder era dado ao povo, ele é lembrado quando se fala em democracia direta enquanto Locke é lembrado quando se fala em democracia parlamentar. Rousseau se vivesse no Brasil ia ser um dos maiores críticos dos nossos políticos. Na sua obra discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens é um livro encantador é um ensaio histórico, psicológico e social, ele é tipo um livro de historia sem datas que fala da evolução da sociedade dividida por acontecimentos e muito desses acontecimentos não tem como provar por isso não é um livro de pesquisa histórica a sua beleza esta no fato de ser um livro ficcional e convincente pois ao ler você concorda com tudo que o autor quis dizer.  

Rousseau serviu de influência para importantes pensadores posteriores, tais como Immanuel Kant e Karl Marx, na tese sugerida por Rousseau sobre o surgimento das desigualdades entre os homens se relaciona com a teoria marciana de surgimento das classes sócias, tanto as desigualdades quanto as classes sociais são fundadas pelo surgimento da propriedade privada, ou seja, tanto em Rousseau quanto em Marx, temos um mesmo elemento matricial que levou ao surgimento da relação de dominação do homem. No momento em que o primeiro homem cercar o primeiro pedaço de terra e disse que aquilo era seu vai haver um sentimento de propriedade e desigualdade. Boa hora de vermos uma comparação das propriedades que para Locke a propriedade é um direito natural já para Rousseau a propriedade é responsável pela desgraça do homem na sua desigualdade.

O professor pegou como exemplo os nossos próprios celulares, por exemplo será que viveríamos sem nossos aparelhos, no meu caso não já que preciso dele para saber das coisas, conversa com meus amigos, falar com minha irmã que mora fora e muitas vezes pesquisar no próprio, me sentiria prejudicada se ele fosse tirado de mim. O professor nos disse que antigamente no começo da faculdade ele vivia sem celular de boa, mas chegou um ponto em que na evolução vai surgindo coisas que fazem a gente não conseguir viver mais sem. E Rousseau diz que na maneira em que a história evolui nos tornamos escravos do progresso não se volta mais para o começo. Isso se torna inevitável pois parte de um desenvolvimento histórico com o acaso o homem vai ter que administra as diversas situações que vai passando dentro da história, o acaso histórico esse curso da história acaba jogando a humanidade num progresso tecnológico. O professor nos fala que nascemos dentro da sociedade digital então somos nativos digitais e ele como nasceu fora da sociedade digital é um imigrante digital.

Rousseau é o último dos contratualista, a sua concepção de estado de natureza era que os indivíduos vivem isolados pelas florestas, para ele os homens se assemelhavam aos demais animais, mas tem suas diferenças eles viviam a partir de sua institualidade, mas como o homem não é um animal ele tinha potencialidade de ser desenvolver. Na antiguidade a necessidade era pouca e as pessoas eram felizes, era como se fosse num paraíso onde no estado de natureza os seres humanos não tinham a necessidade de se relacionarem e não havia desigualdade, existia sob a forma do bom selvagem. A natureza humana vai mudando na necessidade que o individuo tem para com sua sobrevivência quando surgi a necessidade o homem se torna extremamente criativo e a sua criatividade vai se materializando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com