TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Weberiana e a Democratização

Por:   •  10/5/2018  •  Ensaio  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Weberiana e a burocratização

Raphael Fillipe Cordeiro de Lima

1º Período Licenciatura em Ciências Sociais.

        Este texto foi elaborado com o propósito de discutir a teoria weberiana e seus pontos acerca da democratização e seus efeitos e influências na sociedade, bem como seu surgimento e importância nas relações.

        Que a burocracia sempre foi importante para a sociedade, não é novidade. Desde as primeiras sociedades, nota-se a figura de algum burocrata, que tem papel fundamental e indispensável para o andamento da ordem pública, por assim dizer. Apesar de a burocracia estar presente desde as antigas sociedades, a modernidade e a revolução fazem parte da democracia, item fundamental nas relações da sociedade. A pessoalidade, o olho no olho, o aperto de mão, a posição do indivíduo ou quem ele é, já não são fatores de valor no mundo moderno, são valores que só existem no campo, nas pequenas comunidades e grupos que resistem à modernização. A partir do momento em que o mundo se moderniza, em que a população deixa o campo, seja por questões de melhora de vida, seja por fatores sociais que impedem aquele grupo de permanecer no campo e faz com que vivam em um lugar completamente novo, maior, e com uma população diversificada, surge a despersonalização das relações interpessoais, das relações humanas. É necessário que se tenha uma forma de controle dessa população, é preciso formalizar as relações, neste momento surgem a papelada, o contrato, o registro, o CPF. Você deixa de ser o filho do “Zé da Padaria” e passa a ser um número, menos pessoal e mais submetido.

        Fatores como a dominação carismática e tradicional, acabam perdendo um certo espaço com o mundo moderno, já que as relações se tornam mais impessoais e frias, tomando conta deste lugar a dominação legal, é necessário que o dominador seja competente, seja técnico, seja profissional, não dá para deixar a disposição, cargos importantes, com pessoas desqualificadas, apenas pela relação pessoal com esse indivíduo.

        A burocratização é quase que um mal necessário na sociedade moderna, porém o excesso, como em qualquer outro segmento prejudica o bom andamento do que ela veio para servir, o excesso da burocratização interfere no desenvolvimento econômico com os grandes percursos que são necessários para se abrir empresas, financiar negócios, exportar e importar produtos. Dificulta o exercício da democracia, quando se é delegado periodicamente e o processo de inserção na política não é nada democrática.

        O fator humano deve ser levado em consideração, dificuldades demais tiram o ânimo, desgastam, fazem com que o indivíduo perca o interesse na participação.

        Existem algumas teorias para que seja combatido o excesso da burocracia e uma delas, é a de incumbir políticos realmente comprometidos em facilitar a vida da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com