TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLENCIA CONTRA MULHER: UM PROBLEMA SOCIAL

Por:   •  13/5/2019  •  Artigo  •  15.563 Palavras (63 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 63

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LILIA RAQUE NUNES DA MATA OLIVEIRA

A VIOLENCIA CONTRA MULHER: UM PROBLEMA SOCIAL

[pic 3]

Piripiri

2014

LILIA RAQUEL NUNES DA MATA DE OLIVEIRA

A VIOLENCIA CONTRA MULHER: UM PROBLEMA SOCIAL

Trabalho  de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Gestão Social; Oficina de Formação: Pesquisa Social, Serviço Social e o Terceiro Setor,Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.

Prof.Mª.Angela Santini, Rodrigo Eduardo Zambon, Paulo Sergio Aragão,

Orint.

Piripiri-PI

2014

DEDICATÓRIA

Conviver é uma atitude que precisa ser muito bem administrada, em todos os âmbitos de nossa vida. Valorizar e reconhecer o que temos de melhor é imprescindível para que sejamos grandes seres humanos. Hoje estou vivendo um momento de muita alegria e dedico esta conquista em primeiro lugar a DEUS pela vida e por me proporcionar a realização deste sonho; ao meu querido esposo Gesiel Alves que faz parte desta trajetória com suas preocupações e ligações para comigo; meus Pais Enoque Pereira  e Francisca Nunes  sempre com suas dúvidas, mas acreditaram nessa empreitada ;toda minha família pelo incentivo e acreditaram que eu seria capaz de vencer ; aos meus tutores Luís Claudio e Cristóvão pelas alegrias e tristezas, pela amizade e respeito, dedicação em todas horas de dificuldades, quero agradecer pela ampliação de meus conhecimentos além das experiências vividas, com a qual crescemos humanisticamente.  A minha turma de serviço social e em especial as amigas mais próximas, das quais pude contar em cada momento durante a minha vida acadêmica.

AGRACECIMENTOS

AO SENHOR DEUS, eu agradeço por tudo e entrego a minha vida em tuas mãos, estou certo que sob teu olhar nada  de mal pode me acontecer. e por isso senhor diante de vossa sabedoria e bondade infinita, chegando ao fim de uma árdua jornada, sabendo que tal caminho não se iguala aquele que  me  espera em minha vida futura nos momento mais difíceis   durante a caminhada para enfrentar novos desafios.

AOS QUE AMAMOS, foi uma longa caminhada até aqui. para completa-la recebi o apoio de pessoas que foram fontes de admiração e respeito, foram pacientes e ao longo de toda trajetória foram peças fundamentais. ao meu esposo gesiel, a meus  pais e a minha família, quero agradecer, o que de bom me edificou ao longo desses 04 anos. aos que amamos, o nosso muito obrigado por constituírem o nosso porto seguro.

AOS MESTRES. finalmente concluir mais uma etapa de minha vida, o que me traz  enorme alegria e satisfação. aos que não se limitam às teorias, aos nossos tutores que são professores por convicção e não  por ocasião, aos que se mostraram amigos e preocupados  com  meus interesses, fica aqui registrado todo o respeito e gratidão.

AOS FUNCIONARIOS, ao longo da minha jornada, vocês me estenderam suas mãos. mãos que  se colocaram a serviço e pacientemente trabalharam. hoje, eu ofereço a vocês minhas mãos. não apenas as mãos, mas os nossos braços para que um forte abraço possa expressar toda minha gratidão.

MATA Lilia Raquel Nunes da Mata. A VIOLENCIA CONTRA MULHER UM PROBLEMA SOCIAL. 2013. 54 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Piripiri, 2014.

        RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo compreender o conceito, trajetória e os principais tipos de violências contra a mulher, e assim como se configura a violência doméstica e familiar apontando as formas de apoio, as vítimas a partir da declaração dos Direitos Humanos e da constitucionalidade da Lei “Maria da Penha”. A escolha do tema aconteceu por se tratar de um assunto visto com grande frequência na sociedade além de ser um problema grave vivenciado corriqueiramente por mulheres dentro do convívio intrafamiliar no qual viola os direitos da mulher. Pretende-se com este trabalho buscar responder tais indagações e mostrar como deverá ser o atendimento a esta mulher, bem como saber que sentimentos estão envolvidos.  A metodologia utilizada para a consecução desses objetivos será uma pesquisa bibliográfica, constituída principalmente de artigos e livros, com abordagem qualitativa. Como resultado nota-se que é obrigação do estado, garantir a proteção à vida, à saúde, mediante ações sociais públicas efetivas que permitam uma vida saudável e em condições de dignidade.

Palavras - chaves: Violência; mulheres; Maus tratos, Assistente Social; Política Pública.

MATA Lilia Raquel Nunes da Mata. THE VIOLENCE AGAINST WOMEN A SOCIAL PROBLEM. 2013. 54 sheets. Completion of course work (Social Work) - Center for Business and Applied Social Sciences, University of North Paraná, Chillies, 2014.

ABSTRACT

This study aims to understand the concept, history and the main types of violence against women, and thus the configuration of domestic and family violence pointing ways to support victims from the declaration of Human Rights and the constitutionality of law "Maria da Penha". The theme has happened because it is a subject very frequently seen in society as well as being a serious problem experienced by women routinely within the intrafamily interaction in which infringes the rights of women. The aim of this study seek to answer such queries and show how the service should be this woman and know that feelings are involved. The methodology used to achieve these goals will be a literature, consisting mainly of articles and books with a qualitative approach. As a result we note that it is the obligation of the state to ensure the protection of life, health, through effective public social actions that allow a healthy lifestyle and in dignity.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99 Kb)   pdf (421.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com