TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Domestica Contra a Mulher: Visão social

Por:   •  15/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DÁGMA DOMICE DO SOCORRO COELHO

DÉBORA SOUZA VASCONCELOS

IARA CARNEIRO SANTAREM

LÍDIA ROSA RIBEIRO

SANDRA BARROS

TATIANE ALVES ARAUJO

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO SETOR CAPUAVA 02 EM REDENÇÃO/PA: Visão Social

REDENÇÃO – PA

2016

DÁGMA DOMICE DO SOCORRO COELHO

DÉBORA SOUZA VASCONCELOS

IARA CARNEIRO SANTAREM

LÍDIA ROSA RIBEIRO

MARIA SANDRA MONTEIRO DE BARROS

TATIANE ALVES ARAUJO

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO SETOR CAPUAVA 02 EM REDENÇÃO/PA: Visão Social

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto Dirigido de Aprendizagem IV, lecionada pela Professora Gilma da Costa Cavalcante da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida como requisito parcial da 1ª avaliação formativa.

REDENÇÃO – PA

2016

        

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

3.1 Geral:        

3.2 Específicos:        

3        REFERENCIAL TEÓRICO        

4        METODOLOGIA DA PESQUISA        

5 CRONOGRAMA        

  1. INTRODUÇÃO

        

A proposta temática desta pesquisa tem como objetivo sensibilizar os alunos quanto aos direitos das mulheres em relação à violência doméstica e dessa forma propor um debate sobre o tema, na escola anexo a E.E.E.M eng.º Palma Muniz, que funciona na E.M.E.F Ronan Fidelis de Melo.

Por muito tempo as mulheres brasileiras têm sofrido com a violência doméstica, não somente violência doméstica, mas a violação de vários direitos e uma grande luta tem se travado. De acordo com a Pnad, 43,1% das mulheres já foram vítimas de violência em sua própria residência.

Ainda segundo os números da Pnad de 2009 incluídos no anuário, de todas as mulheres agredidas no País, dentro e fora de casa, 25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges.

Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres apontam ainda que o número de atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 cresceu 16 vezes de 2006 para 2010. Em 2006, foram feitos 46 mil atendimentos. Já em 2010, foram 734 mil.

Desse total, 108 mil atendimentos foram denúncias de crimes contra a mulher. Mais da metade desses crimes eram casos de violência. (Brasil, 2011).

Existem vários tipos de violência, não somente a violência física. A violência verbal e psicológica tem atingido essas mulheres. De acordo com a Lei nº 11.340/06, “Maria da Penha”, o que se configura como violência doméstica.

Os jovens sabem identificar esse tipo de violência e os direitos das mulheres? O que nos motiva a essa pesquisa para saber como os jovens desse bairro estão lidando com os vários tipos de violência e se eles estão cientes dos direitos garantidos por lei para as mulheres.

É importante abordar esse tema, pois como foi dito anteriormente há muitos anos as mulheres têm sofrido com a violência, e que estão lutando há anos para terem garantidos seus direitos. Muitas conquistas foram alcançadas, mas é notável que ainda a muito machismo e a falta de informações.

É necessário educar os jovens para que se tenha um futuro diferente de mais consciência.

  1. OBJETIVOS

3.1 Geral:

Sensibilizar os alunos quanto aos direitos das mulheres e dessa forma propor um debate sobre o tema.

3.2 Específicos:

- identificar elementos que caracterizam a violência contra a mulher;

- relacionar os tipos de violência contra a mulher;

- orientar os alunos a respeito dos direitos da mulher.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo o artigo 7º da Lei nº 11.340/2006 são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

 I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com