TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão Empresarial No Contexto Comércio Exterior

Pesquisas Acadêmicas: A Visão Empresarial No Contexto Comércio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  6.946 Palavras (28 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 28

A VISÃO EMPRESARIAL NO CONTEXTO COMÉRCIO EXTERIOR:

O CASO DO APL PANAMBI/CONDOR

Edla Kuntz

Enedina Maria Teixeira da Silva

Resumo

Nos últimos anos, o cenário internacional vem passando por importantes transformações em suas vertentes social e econômica. Com a crescente integração entre as nações, a inserção competitiva no mercado internacional torna-se fundamental para o desenvolvimento econômico. O APL em estudo está localizado em torno da cidades de Panambi e Condor/RS, caracterizadas por comunidades de origem predominantemente alemã e, secundariamente, portuguesa e italiana. Este trabalho procurou analisar a situação das empresas de micro, pequeno e médio porte, integrantes do APL (metal-mecânico) da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Panambi e Condor), quanto ao perfil e a preparação para atuação no mercado externo, bem como a sua importância estratégica na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Os resultados obtidos indicam que as empresas integradas ao APL de Panambi e Condor/RS têm um crescimento promissor, com oportunidades potenciais de vendas para os mercados interno e externo. Porém, demonstrou a necessidade da organização do setor, por meio de sistema integrado de empresas (cooperativas, associações, consórcios), pois assim poderão concentrar esforços, diluir custos e ter maior oportunidade de concorrer, com vistas a obter maior capacidade de negociação e comercialização, principalmente no mercado externo.

Palavras-Chave: competitividade, gestão empresarial e exportação.

1. INTRODUÇÃO

Exportar pode ser um bom negócio para a empresa desde que os dirigentes se conscientizem da importância de um planejamento e de uma política que levem em conta o conhecimento e o domínio das regras e usos do comércio internacional. Caso contrário, as vendas ao exterior podem resultar em prejuízos e numa péssima experiência para a empresa, com conseguinte reflexo negativo para o país. (Comércio Exterior, Informe BB, edição especial, pág. 09, 1998).

A evolução da globalização econômica vem modificando a forma de concorrência mundial, bem como os padrões de competitividade nacional, sendo os municípios e as regiões as unidades básicas nacionais, e as empresas nelas instaladas o principal impulsionador do desenvolvimento socioeconômico.

Em função do mercado atual, o acompanhamento do desempenho das exportações não termina com a escolha do mercado comprador. Prossegue, então, com a avaliação permanente para averiguar se os objetivos estão sendo alcançados, concentrando-se nas alterações que podem afetar os lucros ou as vendas.

Este trabalho analisa a situação das empresas de micro, pequena e médio porte, integrantes do APL (Arranjo Produtivo Local) da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, instaladas nas cidades de Panambi e Condor, identificando o perfil, os gargalos e o grau de interesse por parte das empresas no contexto comércio exterior, partindo do pressuposto de que, dadas as limitações atualmente existentes à implementação de políticas industriais de âmbito nacional, o foco na ampliação das exportações assume ainda maior relevância como opção para políticas públicas que visem a promoção de novos investimentos, crescimento econômico, aumento do emprego, exportações e desenvolvimento tecnológico, e também a avaliação das seguintes dimensões:

a) a competitividade no setor externo, buscando analisar seu grau de flexibilidade, a agilidade das suas funções na cadeia produtiva, sua qualidade e sua produtividade;

b) o entrelaçamento entre as empresas e as instituições locais de suporte, tais como as Universidades;

c) a ação conjunta do Estado, empresários e outros setores para aperfeiçoar o potencial da região.

Portanto, o objetivo é conhecer a visão dos empresários exportadores do APL de Panambi e Condor/RS quanto ao comércio com o exterior. Seus objetivos específicos são:

• identificar o perfil das empresas exportadoras do APL de Panambi e Condor/RS,

• identificar a preparação das empresas do APL Panambi e Condor/RS para atuação no comércio exterior,

• identificar a produção da capacidade instalada das empresas do APL Panambi e Condor/RS;

• identificar o interesse das empresas do APL Panambi e Condor/RS em negociar com o exterior.

Também com o intuito de avaliar as possibilidades de inserção das indústrias do APL no mercado internacional, procura-se identificar a visão das empresas do APL Panambi/Condor quanto às perspectivas do comércio exterior.

O Pólo Metal Mecânico, localizado no entorno da cidade de Panambi, é caracterizado por comunidades de origem predominantemente alemã e, secundariamente, portuguesa e italiana. A atividade desse setor nasceu da necessidade de os agricultores fazerem suas próprias ferramentas no cultivo da terra, dando surgimento as primeiras fundições e as primeiras metalúrgicas instaladas na região. A evolução do setor encontrou terreno fértil, moldando o cenário de uma região fortemente vocacionada para a atividade metalúrgica, com a produção de implementos agrícolas, material de transporte, autopeças e toda uma gama de produtos metalúrgicos.

Os valores cultuados por imigrantes pioneiros, transmitidos através das gerações subseqüentes, explicam em grande parte a marcante iniciativa empreendedora e vocação industrial que identificam a região. A visão de negócios, a curiosidade, o arrojo e a ousadia traduzem a diversidade de empreendimentos.

Exportar, hoje, é uma postura empresarial, uma alternativa de desenvolvimento e ganho de experiência que propicia uma dimensão global à empresa, com isso a empresa ganha competitividade e estímulo para ser mais eficiente. O importante, para o empresário que se lança no comércio internacional, é fazer um estudo voltado à pesquisa, para determinar as perspectivas de venda de determinados produtos no mercado e a maneira de obter melhores resultados, permitindo, ainda, analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, as modificações no produto para aumentar o nível de aceitabilidade e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas. A empresa deve oferecer o produto que o consumidor realmente deseja, e nem sempre o que ela quer vender.

O grande número de empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com