TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar histórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).

A avaliação psicológica é uma atividade ampla e fundamental, cuja utilização pode se dar em vários contextos de atuação do psicólogo. A preocupação com a área tem sido um tema amplamente discutido por pesquisadores em todo o Brasil. Esse movimento de reflexão é decorrente dos inúmeros problemas identificados na área, o que parece pertinente, uma vez que a ciência psicológica, assim como em outras, possui característica dinâmica e necessidade de atualização constante, gerando o seu desenvolvimento em todos os âmbitos, bem como na área de avaliação psicológica.

Nos dias atuais, o psicólogo faz uso de estratégias de avaliação psicológica com finalidades definidas, que visam encontrar respostas e solucionar problemas. A testagem se constitui como algo muito importante como parte do processo, mas a mesma constitui apenas um dos recursos de avaliação possíveis.

Estratégias de avaliação psicológica, como expressão cada vez mais usada na literatura específica, aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação. Primeiramente, estratégia de avaliação pode-se aludir ao enfoque teórico adotado pelo psicólogo. A avaliação psicológica foi influenciada, durante o século XX pelas principais correntes que reforçaram, cada uma a sua maneira, a primazia do comportamento, da cognição e do afeto, no funcionamento e na cognição do psiquismo humano.

Outro tipo de  emprego da expressão estratégia de avaliação refere-se à metodologia que é adotada pelo psicólogo. Numa avaliação com propósitos clí- nicos, por exemplo, é possível usar métodos mais individualizados ou qualitativos ou, ainda, métodos psicométricos, em que o manejo se fundamenta em normas de grupos. Também no que se refere à metodologia, observa-se que o psicólogo não costuma seguir uma orientação puramente nomotética ou idiográfica. Por outro lado, a própria opção quanto a métodos sofre a influência de eventos e avanços que ocorrem nesta e noutras áreas da psicologia, bem como de outras ciências afins.

Outro tipo de avaliação é aplicada através da psicometria, que  é uma área da Psicologia que faz vínculo entre as ciências exatas, principalmente a matemática aplicada - a Estatística e a Psicologia. Sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor. O Psicólogo psicometrista possui, em seu especto atuacional, características para levar a cabo a definição desta área, bem como para manusear os testes psicológicos de acordo com alguns critérios básicos. Estes são: ValidadeFidedignidade e Padronização. Qualquer teste que se preste à validação e, posteriormente ao uso, deve ser fruto de pesquisas nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com