TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil

Trabalho acadêmico: A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho foi realizado com o interesse de mostrar como funciona a educação no nosso país, e de quanta coisa ainda precisa ser modificada para melhorá-la.

O grupo, além de pesquisar o material indicado no roteiro, partiu também para outros meios

como conversas com professores e leituras de artigos.

Este tema é bastante importante de se trabalhar, pois é necessário conhecer a Estrutura do Ensino Nacional, suas diretrizes e interesses, uma vez que se faz parte dela. À partir disso, poder reivindicar direitos e fazer cumpri-los, já que houveram mudanças nesta estrutura e com isso novas necessidades.

Sumário

Introdução.

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil.

As vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos.

LDB- Artigo 62

Mapa conceitual .

Considerações finais.

A ORGANIZAÇÃO E A ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO

A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil

O Sistema de Ensino Brasileiro é caracterizado pelos seguintes aspectos:

A Escola é controlada pelo Estado, que divide tecnicamente o trabalho educacional. Nesta divisão, a produção é coletiva, sendo direcionada cada atribuição ao seu respectivo profissional. Estes profissionais não são somente professores, mas também diretores, coordenadores, legisladores e os demais que desenvolvem parcelas deste trabalho .

Nesta empreitada coletiva, se posicionam de um lado os profissionais que desempenham o trabalho intelectual que está mais voltado ao planejamento e organização e do outro lado os professores que ficam com a responsabilidade de educar e que devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo primeiro grupo.

Sendo assim, o resultado não depende somente dos professores, mas deste todo e o Estado aumenta o controle sobre a Educação definindo qual modelo a seguir, com isso, cada vez mais os professores ficam proletarizados. Em meio a esta questão, verifica-se que na LDB o Estado divide responsabilidades com a família e a sociedade civil para o ato de educar. Sendo assim, não seria a hora de reformular a LDB?

O Estado tirou totalmente a chance dos educadores e da sociedade de definir até onde querem que a educação chegue.

Quando o Estado diminui a idade de ingresso de uma criança no Ensino Fundamental e aumenta 1 ano a mais de escolaridade, será que está resolvendo os problemas da educação?

Como são os professores que estão na frente desta batalha, também caberia a eles decidir soluções de melhoria para a escola. Se o Estado não se preocupa em investir nos profissionais da Educação, não se pode afirmar que o Brasil tem educação de qualidade, pois desvaloriza imensamente o educador que é uma peça fundamental para o processo ensino-aprendizagem.

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica visando um desenvolvimento integral da criança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com