TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da educação brasileira

Por:   •  24/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE

1. Com suas palavras e após pesquisa conceitue e explique o que foi a Escola Nova?

R- A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi principalmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século xx. O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil, sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles seguiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro. No Brasil, as idéias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849 – 1923). A Escola Nova acredita que a educação é o exclusivo elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade.

2. A Educação Republicana emplementada  pelo Marechal Deodoro da Fonseca e seus sucessores teve características próprias. Quais?

R- Marechal Deodoro da Fonseca (1889 – 1890)

- Grande naturalização

- Separação do Estado e da igreja

- Regulamentação do casamento civil

- Reforma do sistema bancário

- Política do encilhamento (por Rui Barbosa)

- Constituição de 189 ( voto para maiores de 21 anos, mulheres e analfabetos).

- Decreta estado de sitio e fecha congresso

- Contra Almirante Custódio de Melo ameaçou bombardear o Rio de Janeiro

- Renuncia

Manoel Floriano Peixoto (1891 – 1894)

- Dissolveu o Congresso Nacional

- Ilegalmente substituiu todos os presidentes estaduais que apoiavam Deodoro

- Tabelamento de gêneros alimentícios

- Não provocou novas eleições conforme constituição

- Revolta da armada (nova ameaça de Custódio de Melo, mas desta vez se sucesso).

3. Explique com suas palavras o que podemos entender como pedagogia progressista?

R- O papel da escola progressista libertadora era visar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na buscada transformação social. A relação do professor e aluno é de igual horizontalmente com aprendizagem problemática onde propõe uma educação libertadora, no qual professor e aluno se educam mediado pelo mundo. A dialética progressista pedagógica libertadora, tem sido empregada com êxito em vários setores dos movimentos sociais (sindicatos, associações de bairro, alfabetização de adultos, etc). O termo progressista é tomado por empréstimos de George Snyders e a pontam processos ou movimentos voltados à morte de uma velha estrutura e a construção de uma nova. A pedagogia progressista faz com que o professor e o aluno tenham total segurança do seu direito de aprofundar e aperfeiçoar mais com as tendências pedagógicas dentro da prática escolar das teorias progressistas libertadora.

4. Pesquise e faça um resumo sobre educação a distância:

R- De acordo com a legislação de educação brasileira, educação a distância é uma forma de ensino que possibilita outro aprendizado como mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferente suporte de informação, utilizados isoladamente ou combinados pelos diversos meio de comunicação. Educação a Distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologia em que alunos e professores estão separados espacial ou temporariamente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino aprendizagem.

A EAD, em sua forma empírica é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas, ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que por vários motivos não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluir com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico as quais influencia o ambiente educativo e a sociedade. A EAD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado por teóricos como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender de acordo com suas necessidades pessoais.

Com a revolução científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informação científica inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Um primeiro marco da educação a distância foi o anuncio publicado na gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Caulib Phillips.

Nos últimos dez anos assistimos a uma abismática e intensa internacionalização da economia da comunidade e de informações de progresso científico e tecnológicos, sem com tudo da conta da problemática sociedade cada vez mais desigual, uma das questões presentes nas discussões e novo tipo de associação entre ensino, educação e aprendizagem: emerge de uma publicidade de conceito entre forma de treinar e educar, ensinar e aprender, fato este que amplia a responsabilidade dos docentes nas instituições educativas em seus diferentes níveis. Freqüentemente ensino a distância e educação a distância são utilizados como sinônimos, no contexto do processo de aprendizagem. Na educação a distância professores e alunos estão conectados e interligados por tecnologias chamadas telemáticas, como a internet e em especial as hiper mídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como, rádio, televisão, vídeos, CDROM, telefone, fax, celular, ipod, notebook, etc.

A EAD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram sem em meio a mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentos nos quatro pilares da educação do século XXI publicado pela UNESCO que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Assim a educação deixa de ser conhecida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualizção de conhecimentos úteis aos alunos, na educação o aluno é desafiado a pesquisar e entender de forma a participar da disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com