TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do sujeito ético-político

Artigo: A formação do sujeito ético-político. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE

A FORMAÇÃO DO SUJEITO ÉTICO-POLÍTICO

Ética e política são inseparáveis, na vida ética, ela evoca a racionalidade, e na vida política, porque envolve a vida na cidade. O homem é um ser social por natureza porque ele quer viver, mas um ser político porque quer viver bem, e para isso, é fundamental a formação de um bom cidadão, um bom magistrado, um homem de bem. E sabemos que a educação é fundamental, na vida de todo e qualquer ser humano, pois ela é o processo integral de formação humana, e o meio de transmitir a visão de mundo, e cada ser humano ao nascer, necessita receber uma nova condição para poder existir no mundo da cultura.

Entre elas se colocam os conhecimentos racionais que promovem o desenvolvimento científico e cultural da humanidade, e a consciência de que o ser humano é o próprio produtor das condições de reprodução de sua vida e das formas sociais de sua organização, e devem ser orientados pelos princípios da solidariedade, do reconhecimento do valor das individualidades, respeito às diferenças, e pela disciplina das vontades. O Ser Humano, por não receber qualquer determinação por natureza, pode construír o seu modo de vida tendo por base a liberdade da vontade, a autonomia para organizar os modos de existência e a responsabilidade de seus atos, essa característica do ser humano constitui o fundamento da formação do sujeito ético.

Este deve ser o objetivo fundamental da educação, a de ser, não apenas, o lugar da escolarização, mas, sobretudo o da formação humana e o da formação do sujeito Ético-Político. Sendo ela Uma educação consciente pode até mudar a natureza física do homem e suas qualidades, elevando-lhe a capacidade a um nível superior, conduzindo-o à descoberta de si mesmo e criando pelo conhecimento do mundo exterior e interior, melhores formas de existência humana.

O ato de educar pode então ser conceituado como uma atividade, exercida entre seres sociais, sobre sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida, tornando - os conhecedores dos seus direitos e deveres, possibilitando-lhes uma fonte vasta e enriquecedora de conhecimentos capazes, de os - tornar cidadãos éticos e políticos, pois a política é constante em nossas vidas e no nosso dia a dia, sempre estamos de uma maneira ou de outra fazendo política.

Pelo seu trabalho o homem faz cultura, transforma a natureza e a si mesmo, e através da educação ele aperfeiçoa suas atividades, fator esse que possibilita sua humanização e socialização. É importante nos lembrarmos que a educação não consiste apenas na transmissão cultural, mas num processo de constante ruptura e de reorganização do velho. Vida e educação estão imbricadas, sem antecedência ou posterioridade, aos demais fenômenos como o social, o político e o cultural, ela também pode ser entendida como elemento integrado ao processo social e histórico, não permitindo seu distanciamento da família e da sociedade.

A educação está em todos os lugares, dentro e fora da escola, o texto de Brandão diz bem dos lugares e presença da educação, ninguém escapa da educação: Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com