TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função social dos contratos

Projeto de pesquisa: A função social dos contratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

Função social dos contratos

Introdução

Ao tratarmos da função social dos contratos podemos fazer um retrospecto histórico da sociedade e sua maneira de convívio social, onde convém analisarmos pactos realizados de forma livre e sem nenhum aparato jurídico, analisar também o nascimento da necessidade da regularização dos contratos feitos. Os negócios jurídicos advieram com o intuito de preservar e tornar pacifica a convivência humana.

Evolução histórica

Pode-se dizer que a concepção do contrato tenha surgido juntamente com a evolução da humanidade, quando o homem passou conviver em sociedade. Assim sendo, o contrato tem sua origem vinculada a do homem, os negócios jurídicos vieram com a intenção de preservar e tornar pacifica a convivência humana.

Segundo Gonçalves (2014), o direito romano distinguia contrato de convenção. Esta representava o gênero, do qual o contrato e o pacto eram espécies.

O contrato atualmente é conduzido por vários princípios clássicos e contemporâneos destacando entre estes: autonomia da vontade, ao lado dos princípios da boa-fé objetiva, do equilíbrio contratual, e obrigação dos contratos.

Porém, antes as concepções individualistas eram as que prevaleciam nos contratos sem nenhuma legitimidade não oferecendo assim o verdadeiro valor do contrato para a sociedade.

No Brasil o princípio da função social do contrato alcançou destaque com o advento da Constituição da República no ano de 1988, através da nova concepção de propriedade e de outras codificações dela advindas.

Conceitos de função social dos contratos

Ao nos depararmos com alguns conceitos de função social de nomeados doutrinadores do direito civil, podem-se destacar alguns aspectos de grande relevância para algumas analises já que há indeterminancia do conceito segundo Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho, ao demonstrar a importância dos princípios da função social do contrato, da equivalência material e da boa-fé objetiva:

[...] a grande contribuição da doutrina civil moderna foi trazer para a teoria clássica do direito contratual determinados princípios e conceitos, que, posto não possam ser considerados novos, estavam esquecidos pelos civilistas. Como se pode notar, tratam-se de cláusulas gerais ou conceitos abertos (indeterminados) que, à luz do princípio da concretude, devem ser preenchidos pelo juiz, no caso concreto, visando a tornar a relação negocial economicamente útil e socialmente valiosa. (GAGLIANO, 2005, p.49).

Devido a varias transformações ocorridas na sociedade e a necessidade da intervenção cada vez maior do Estado intervinda nas relações contratuais privadas, Mariza Rotta e Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão esclarecem:

Haverá um intervencionismo, cada vez maior, do Estado nas relações contratuais, que deixa conceitos como o individualismo e o voluntarismo, símbolo do liberalismo decadente, do século XIX de lado, e passa a ter preocupações de ordem social, com a imposição de um novo paradigma, o princípio da boa-fé objetiva e a busca do Estado Social. (ROTTA, 2008, p.194-218).

Com essa intervenção do Estado nas relações de negócios, o contrato, que visa criar, regular, modificar ou extinguir relações jurídicas, possui como elementos as partes, o objeto e o consenso entre contratantes, ou seja, entre as pessoas.

Carlos Roberto Gonçalves, diz que a função social dos contratos, “constitui, assim, princípio moderno a ser observado pelo intérprete na aplicação dos contratos. Alia-se aos princípios tradicionais, como o da autonomia da vontade e da obrigatoriedade, muitas vezes impedindo que estes prevaleçam.” (GONÇALVES, 2010, p.25).

A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato, tal princípios fundamentado no art.421 CC/02, que vale ressaltar que o mesmo não limitou a liberdade de contratar,mas apenas o legitimou.

No escorço de Gagliano e Pamplona filho, “a relação deverá compreender os deveres jurídicos gerais e de cunho patrimonial (de dar, fazer, ou não fazer), bem como deverão ser levados em conta os deveres anexos ou colaterais que derivam desse esforço socializante”. (GAGLIANO, 2005, p.53).

A função social do contrato é, antes de tudo, um princípio jurídico de conteúdo indeterminado, que se compreende na medida em que lhe reconhecemos o precípuo efeito de impor limites à liberdade de contratar, em prol do bem comum. (GAGLIANO, 2005, p.55).

O conteúdo contratual será submetido a um controle de merecimento, analisando se o mesmo se encontra de acordo com uma ordem social. Segundo Gonçalves (2014), a função social do contrato somente estará cumprida quando a sua finalidade e distribuição de requisitos forem atingidas de forma justa, ou seja, quando o contrato representar uma fonte de equilíbrio social.

Uma das analogias determinantes desse principio fundamenta-se na Constituição de 1988, a qual, nos incisos XXII e XXIII do Art. 5º, garante o direito de propriedade que “atenderá a sua função social”. Sendo assim, a realização da função social da propriedade somente se dará se igual princípio for estendido aos contratos, cuja conclusão e exercício não interessam somente às partes contratantes, mas a toda a coletividade.

Há um receio para alguns doutrinadores no que tange o conflito da liberdade contratual ao da função social, todavia, não tem cabimento, pois a nova Lei Civil não conflita com o princípio de que o pactuado deve ser adimplido. A idéia tradicional, de fonte romanista, de que “pacta sunt servanda” continua a ser o fundamento primeiro das obrigações contratuais.

Considerações finais

Pode-se concluir que, houve uma necessidade de segurança dos negócios jurídicos e com ela introduzidos na Constituição Federal e no Novo Código Civil de 2002, um novo viés do contrato não mais aquele visando apenas à satisfação das necessidades das partes envolvidas no negocio, mas expandindo-se para o interesse da função social a terceiros e não ferindo o interesse público auferido. Destaca-se a concepção de Gonçalves:

A concepção social do contrato apresenta-se, modernamente, como um dos pilares da teoria contratual. Tem por escopo promover a realização de uma justiça comutativa, aplainando as desigualdades substanciais entre os contraentes. (GONCALVES, 2014, p.15).

Função social dos contratos

Introdução

Ao tratarmos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com