TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A implementação do neoliberalismo no Brasil

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  2.890 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        NEOLIBERALISMO        

2.1   A implementação do neoliberalismo no Brasil        

2.2   Principais características do neoliberalismo        

3        QUESTÃO SOCIAL NO CONTEXTO NEOLlBERAL        

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho argumentamos do processo de implantação do projeto neoliberal no Brasil. Consideramos que a implantação do projeto neoliberal no Brasil, como elemento condutor da ação governamental em todas as suas esferas, inicia-se no governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992). Diante de uma situação de prorrogação da crise de supremacia burguesa iniciada nos anos 80 e de vigência precária da institucionalidade democrática recém-instalada no Estado brasileiro, o projeto neoliberal surgiu como uma das alternativas históricas vislumbradas no interior do bloco no poder para atualizar sua dominação social.

Mesmo após a finalização da transição política que sucedeu a institucionalidade autoritária, criada durante a Ditadura Militar, pela institucionalidade democrática instituída pela Constituição de 1988 e confirmada pela eleição presidencial de 1989 e confirmada pela eleição presidencial de 1989, a crise política iniciada com a crise da Ditadura Militar conservou-se, tornando claramente evidente a ausência de unidade entre as classes e frações do bloco no poder para atualizar sua dominação social em torno de um projeto histórico de largo fôlego e a permanência do movimento social das classes subalternas como alternativa de governo e poder, além da própria fragilidade da democracia recém-instalada.

Esta proposta neoliberal surge com a intenção de favorecer o crescimento da economia capitalista, pois com a fragmentação e flexibilização do trabalho, aumenta o desemprego e a desigualdade social. A referida proposta sustenta por um lado que o Estado é o principal responsável pelas mazelas sociais que acontece à classe trabalhadora e à sociedade e por outro exalta positivamente a iniciativa intervencionista do mercado como eficiente.



  1. NEOLIBERALISMO

Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, sugestionado pelos princípios econômicos neoclássicos e é compreendido como um produto do liberalismo econômico clássico. Esta teoria, que foi fundamentada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman.

Na política, neoliberalismo é um composto de ideias políticas e econômicas capitalistas que argumenta a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para assegurar o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.  Os autores neoliberalistas atestam que o estado é o principal responsável por anormalidades no funcionamento do mercado livre, porque o seu grande tamanho e atividade restringem os agentes econômicos privados. O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc. Esta teoria econômica aconselha a utilização de a implementação de políticas de oferta para aumentar a produtividade. Também indica uma forma essencial para melhorar a economia local e global era reduzir os preços e os salários.

  1. A IMPLEMENTAÇÃO DO NEOLIBERALISMO NO BRASIL

A ideologia neoliberal contemporânea é basicamente um liberalismo econômico, que afama o mercado, a concorrência e a liberdade de iniciativa privada, rejeitando a intervenção estatal na economia. Segundo Boito Jr:

Essa ideologia de exaltação do mercado se expressa através de um discurso polêmico: ela assume, no mais das vezes, a forma de uma crítica agressiva a intervenção do Estado na economia. O discurso neoliberal procurava mostrar a superioridade do mercado frente à ação estatal (BOITO JR, 1999, p.45).

É a partir da crise do modelo econômico do pós-guerra, em 1974, quando a economia mundial foi lançada numa recessão, que as ideias neoliberais passaram a ter espaço. De modo a adequar a ideologia neoliberal para a América Latina, a entrada destes países se deu pela renegociação das dívidas externas, que obrigaram a pôr em prática um ajuste fiscal com o objetivo de saldar essas dívidas com seus países credores. O Brasil foi apresentado às políticas neoliberais a partir do governo Collor, mas somente com eleição de Fernando Henrique Cardoso e o Plano Real – constituído na administração Itamar Franco – que o aplicou seus ditames no Estado Brasileiro. Segundo Fiori,

FHC é que foi concebido para viabilizar no Brasil a coalizão de poder capaz de dar sustentação e permanência ao programa de estabilização do FMI, e viabilidade política ao que falta ser feito das reformas preconizadas pelo Banco Mundial. (FIORI, 1997, p. 14). 

Entretanto, o Brasil incorporou a lógica neoliberal de forma retardatária. A respeito desse “atraso”, é possível alegar um fator de suma importância como forma de desacelerar a implantação neoliberal em nosso país.

A ampliação da frente política de oposição ao regime militar no momento final da crise desse regime – acordos para a eleição direta de Tancredo Neves e José Sarney. Tal estratégia estreitava as possibilidades de política econômica. Além deste, temos a crescente mobilização social durante os anos 70 e 80 representada no Novo Sindicalismo, no MST e posteriormente no PT, que coadunaram para que o projeto neoliberal não fosse implementado de forma cabal, como foi tanto na Argentina quanto no Chile (FILGUEIRAS, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (307.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com