TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL

Por:   •  22/5/2022  •  Artigo  •  5.080 Palavras (21 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 21

O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL

Helene Veiga Arcos[1] 

Caroline Barroncas de Oliveira[2]

Resumo

O ensino superior no Brasil vem sofrendo diversas mudanças, muitas delas fruto das ideologias neoliberais, por isso é importante entender que o Neoliberalismo muitas vezes confundido com a globalização é uma corrente ideológica que alcançou proporções mundiais, exerce fortes influências sobre as economias capitalistas como o nosso país e que a educação não pode ser pensada fora desse contexto. O que nos leva ao objetivo geral desta pesquisa é conhecer as influências do neoliberalismo na educação no ensino superior do Brasil, dando espaço ao surgimento dos objetivos específicos que são respectivamente: aprofundar os conhecimentos a cerca do que é o neoliberalismo; conhecer a visão do neoliberalismo para o ensino superior e saber quais os aspectos positivos e negativos do neoliberalismo no ensino superior do Brasil. A metodologia aplicada foi de caráter bibliográfico e documental, com base em material já publicado, livros, a legislação vigente referente aos programas destinados à educação superior no Brasil. Como resultado deste trabalho podemos apontar que a educação superior é usada como ferramenta neoliberal para atender aos interesses do mercado e usada para disseminação de suas crenças e doutrinas; o conhecimento foi transformado em produto e que o ensino superior foi deixando a cargo da iniciativa privada e as políticas públicas precisam levar em conta o contexto social dos indivíduos para serem efetivamente democráticas.

Palavras-chave: Educação Superior. Neoliberalismo. Políticas Públicas.

1 INTRODUÇÃO

A educação superior no Brasil passou por diversas modificações ao longo das últimas décadas, essas mudanças têm forte influência das políticas econômicas e sociais que ocorreram no país ao longo de sua história que ainda não foram compreendidas em sua totalidade. O artigo tem por tema o Neoliberalismo e a Educação no Ensino Superior do Brasil, o foco desta pesquisa incide no fato de buscar melhor compreender o que é, onde surgiu, suas ideias, aspectos, perspectivas e as influências do movimento neoliberal na estruturação deste nível de ensino e seus desdobramentos no processo de desenvolvimento.

A pergunta relacionada ao tema que surgiu é quais as ideias do Neoliberalismo e como elas têm influenciado a Educação Superior do Brasil? Por isso, pretende-se responde-la através do objetivo geral que é conhecer as influências do neoliberalismo na educação no ensino superior do Brasil, dando espaço ao surgimento dos objetivos específicos que são respectivamente: aprofundar os conhecimentos a cerca do que é o neoliberalismo; conhecer a visão do neoliberalismo para o ensino superior e saber quais os aspectos positivos e negativos do neoliberalismo no ensino superior do Brasil.

A metodologia adotada para a realização desta pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, com base em material já publicado, livros, a legislação vigente referente aos programas destinados à educação superior no Brasil, bem como artigos que fazem referências ao tema do estudo, com vista a fazer uma abordagem qualitativa, para observar os aspectos envolvidos, com o objetivo de explicar os acontecimentos e suas implicações na atualidade.

Para desenvolver o tema proposto neste artigo apresentamos os seguintes tópicos, após esta introdução onde destacamos os objetivos deste trabalho, no segundo tópico fala-se do neoliberalismo mostrando alguns aspectos relacionados a sua história; num terceiro momento destacou-se a visão do neoliberalismo para o ensino superior; na sequência explanamos os aspectos positivos e negativos do neoliberalismo no ensino superior do Brasil; e por fim estabelecem-se as considerações finais, seguido da apresentação das referências que deram a base para a realização deste estudo.

2 NEOLIBERALISMO

É importante antes de se falar das influências do Neoliberalismo na Educação no Ensino Superior do Brasil entender o que é? A origem? As principais ideias que este tipo de movimento prega como doutrina. O entendimento destes aspectos relacionado a este tema é a base para que adquiramos propriedade sobre esse conteúdo e possamos formular novas ideias e pontos de vista a cerca deste. Portanto nesta parte vamos aprofundar um pouco os estudos a respeito desse assunto.

É possível afirmar que o neoliberalismo surgiu logo após a 2ª guerra mundial, movimento que ganhou força primeiramente nos países mais capitalistas como Estados Unidos e Inglaterra, logo em seguida se propagando para o resto do mundo, em um movimento muitas vezes denominado globalização. Em última análise, esse é um movimento percebido como uma relação política e teórica, um modelo de desenvolvimento calcado na intervenção do Estado, que passou a se configurar como principal força de organização e estruturação do processo de acumulação de capital e desenvolvimento social (BONA e ROCHA, 2011 p. 56).

Essa ideologia procura responder à crise do estado ocasionada pela interligação crescente entre as economias industrializadas através do comércio e das novas tecnologias. É um conjunto de ideias políticas e econômicas, sustentada por uma base capitalista e defende a redução ou a não participação do Estado na economia, o centro de toda sua prática é o mercado, consequentemente o consumo.

“Nasceu na chamada Escola de Chicago, através dos postulados de dois economicistas Milton Friedmann e Frederic Hayek, na crise econômica dos anos 60, com a acusação de ser o Estado o responsável pela crise” (LOPES e CAPRIO, 2008 p. 2). Quanto ao fundamento de seu surgimento Pires (1999 apud BONA e ROCHA, 2011 p. 56) ressaltam que a proposta da política neoliberal tem sua “origem na crise teórica, política e econômica do socialismo real e do capitalismo internacional”. Onde a movimentação destes evidenciou que a reorganização do modo de produção capitalista era necessária.

Conclui-se que está corrente ideológica atribuía ao Estado a culpa pela crise no capitalismo após a guerra, onde acreditava que os mecanismos de mercado utilizados por este limitavam e ameaçavam a liberdade da economia e da política da época. O movimento Neoliberal surge como uma reação à atuação local do Estado intervencionista inicialmente nos Estados Unidos e Inglaterra, mas acaba se expandindo e alcançando proporções e se torna um fenômeno de alcance mundial. Com um conjunto de ideias e critérios acerca de ação definidas como mais apropriado a ser conveniente adotar pelo país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (466.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com