TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE ATRAVÉS DOS DIVERSOS MOMENTOS HISTÓRICOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Trabalho Universitário: O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE ATRAVÉS DOS DIVERSOS MOMENTOS HISTÓRICOS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Através das grandes navegações os homens descobriram novos mundos. Ocorreram muitas guerras por motivos diversos, muitos mitos e lendas foram criados a partir de certos acontecimentos.

A partir de determinados momentos históricos se constrói uma sociedade, na qual o homem vai se desenvolvendo como sujeito construtor e construído, repleto de possibilidades. Ele constrói o mundo e a si próprio, tornando-se um agente transformador dentro da mesma.

Ao assistirmos “O Filme Falado” podemos perceber sujeitos que ao construir sua própria história deixam um legado para a sociedade, e a partir disso são lembrados até hoje.

O homem é um conjunto de ideias que se expressam nas relações sociais, formando construções históricas usando mitos, lendas e o cotidiano.

Podemos perceber através deste filme que, quando pessoas de várias culturas se comunicam surgem sempre novas ideias, desenvolvendo assim novos saberes compartilhados por vários povos.

DESENVOLVIMENTO

O filme mostra o papel da Grécia na formação da Europa e da própria civilização ocidental, apesar dessa dívida imensa do mundo do homem moderno aos gregos, nenhum povo é mais ou menos importante do que o outro.

Todos nós como sujeitos damos contribuições para o processo civilizacional, a partir de diferenças e de experiências culturais específicas. No filme é este o assunto da conversa no restaurante, ao jantar, entre um americano, uma francesa, uma italiana e uma grega, que por sinal falam nas línguas pátrias e todos se entendem. O homem e a sociedade vão se desenvolvendo ao mesmo tempo, os seres humanos vão modificando o mundo, vão transformando-o para dele tirar a sua sobrevivência.

Quando falamos em mitos, pensamos na origem das coisas, quando falamos em cotidiano, pensamos na atualidade de que se revestem essas coisas, modernamente, podemos dizer que o mito sobrevive em calendários, na liturgia, em cerimônias oficiais e presos a rituais.

É uma forma ingênua e desprovida de nexos causais, não precisa ser pensado, refletido e superficial. Mesmo assim faz parte do nosso cotidiano, desde o início a humanidade utiliza os mitos , histórias imaginadas a partir de determinados acontecimentos. Quando falamos em mitos, pensamos na origem das coisas. São contados de geração para geração como uma ilusão de que possa um dia acontecer. Já no cotidiano, pensamos na realidade em que vivemos e que podemos modificar. São histórias reais que estão presentes na vivência do dia-a-dia, nas quais podemos ser construtores da realidade social, passível de mudanças (adaptações).

A linguagem aparece como elemento contraditório, pois, ela é em primeira instância a marca da diferenciação. Em segunda instância, acentua a possibilidade de real integração entre as pessoas e realidades culturais diferentes.

Linguagem é qualquer e todo sistema que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. A linguagem humana é extremamente flexível e criativa, apoiada em regras gramaticais. Podemos nos comunicar por várias formas de linguagem, em vários idiomas. Atualmente existe também a linguagem virtual, onde podemos nos comunicar em tempo real com pessoas que estão distantes, é chamada de tecnologia, e é um exemplo claro de evolução do ser humano na área da linguagem.

De acordo com Vygotsky, e conforme podemos observar nos diálogos do filme, o homem se produz na linguagem e por ela , ou seja, é na interação com outros sujeitos que formas de pensar passam a ser construídas por meio da apropriação do saber da comunidade a qual o sujeito está inserido.

Entre o homem e o mundo existem elementos que auxiliam a atividade humana. Estes elementos de mediação são os signos, quando estes signos e significados, ou seja, a linguagem é internalizada pelo sujeito e compartilhada pelo grupo social, permite uma melhor interação social é favorece a comunicação.

Quando os processos de desenvolvimento, de pensamento e da linguagem se une, surge assim o pensamento verbal é a linguagem racional, e o ser humano passa assim a ter um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistemas simbólicos de linguagem.

A relação do homem com o mundo é mediada por “ ferramentas auxiliares é a capacidade de criar essas ferramentas é exclusiva da espécie humana. Essa mediação é fundamental na perspectiva sócio-histórica por que é através dos instrumentos e signos que os processos de funcionamento psicológico são fornecidos pela cultura. É por isso que Vygotsky confere a linguagem com papel de destaque no processo de pensamentos.

O pensamento e a fala se une num pensamento verbal dando o significado da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com