TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da pesquisa sociológica que examina a educação

Seminário: A importância da pesquisa sociológica que examina a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1ão:

.

A Sociologia nos ajuda a entender que a educação é o meio mais abrangente para uma socialização das gerações. Sendo o homem um conjunto de conhecimentos que constitui a civilização; que é o resultado da sociedade. O sentido sociológico é uma educação entendida não apenas da forma que é ensinado na escola, mas em todas as instituições sociais, é a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da “bagagem” mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma força operativa e imperiosa sobre os indivíduos. Sendo que toda educação consiste num esforço continuo para colocar na criança formas de ver e de agir as quais ela não chegaria espontaneamente.

O presente trabalho tem por finalidade nos mostrar a importância dos estudos sociológicos que vê a educação

como meio de socialização, transmição de valores de normas e saberes que asseguram a integração social;

como meio de seleção social que deve contemplar, dentro da ordem e da harmonia, uma divisão do trabalho cada vez mais complexa.

PASSO 1

O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim

A sociologia estuda as relações formais e conceptuais da vida nas sociedades. O termo sociologia foi consagrado por A. Comte, embora o conceito seja fruto do pensamento sócio-filosófico do iluminismo (por exemplo: em Montesquieu e Hobbes) e no idealismo alemão (por exemplo: Hegel). A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar

Que é Sociologia:

Sociologia é a ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O seu objeto de estudo engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações, estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.

Sociologia visa contribuir para investigar, descrever, classificar, interpretar, explicar os fatos relacionados à vida social, permitindo ao estudante instrumentalizar-se para decodificar a complexidade social.

Dentro das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com