TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de fortalecer o movimento social para confirmar a democracia no Brasil

Abstract: A importância de fortalecer o movimento social para confirmar a democracia no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Abstract  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

01- Sim, é importante o fortalecimento dos movimentos sociais para a validação da democracia no Brasil, e a redemocratização fará com que se garanta e se amplie o direito de todos, e para isso é necessário o encorajamento para a participação popular que permite o progresso da vida social ativa, e assim o Estado pressionado pela força e participação popular se vê configurado na necessidade atender as demandas populares. Por isso a participação da comunidade populacional é importante, os movimentos sociais que fazem com que o gigante acorde e mostre para Estado a importância do povo, a formação de opinião pública e a inserção da participação popular nas diferentes esferas do poder político.

02-

Sim, e é necessário haver uma consciência democrática e da necessidade dessa democracia, e o Estado reflete essa debilidade, a vida democrática precária, intermitente ou inexistente, e certo pragmatismo da elite governante, avesso a engajamentos ideológicos ou programáticos. A democracia é frágil e instável inclusive em confronto com outros países latino-americanos. A democracia tem que ser na prática tomada à força, pois ainda se instala o afastamento da participação popular no acompanhamento e gerenciamento do Estado democrático, e mesmo a população sabendo de seus direitos, muitos ficam alheios ou esperam a participação de um líder ativo de movimentos sociais que engagem a participação do povo e retomem o seu estado democrático de direito. Por isso é necessário o impulsionamento da mídia e de todos em prol de um estado verdadeiramente democrático e justo, onde a participação popular ativa nos espaços públicos seja tratada de uma maneira honrosa e não sofrendo por muitas vezes repressão e represália.

03- É importante observar que vivemos um cenário político e cultural propenso a recusar toda e qualquer forma de autoridade implantada no Brasil, e é preciso muito mais que mudar o pensamento é preciso agir e buscar a mudança desse cenário.O elitismo sendo cortado da sociedade não é aceitável! É preciso aprendermos a viver e a conviver com as formas diferentes de pensar, mas que sempre o direito do outro e de todos seja preservado e mantido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com