TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da indústria automotiva no meio ambiente

Artigo: A influência da indústria automotiva no meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da década de 30, o ramos automobilístico tomou grande proporção no mercado. Baseado nisto as grandes montadoras de veículos visou a necessidade de implantar projetos de gestão para o meio ambiente, responsabilidade social e humanas.

Desenvolvimento

Partindo do principio que o meio ambiente é uma questão de sobrevivência para a humanidade e também que a medida que o tempo passa as conseqüências ambientais vão se agravando devendo utilizar a gestão também como uma fonte de recursos financeiros.

Trabalhando-se a responsabilidade social e a conscientização sobre o meio ambiente, quando bem aplicado pode minimizar os custos, evitar desperdícios de matéria prima e recursos naturais. A empresa deve-se passar essa pratica adiante aos seus colaboradores e comunidade para que não ocorra falta de informação entre si, para que desta forma todos saibam a importância da gestão ambiental e possam aplicá-la.

O mercado consumidor também contribui para com a responsabilidade social, comprando produtos que contribuem com o meio ambiente, analisando embalagem que possuem ISSO 1400 que comprovam sua responsabilidade com o meio ambiente. O governo também tem seu papel como definir leis e fiscalizar o seu comprometimento para melhorar o meio em que vivemos.

A empresa deve conscientizar seus funcionários sobre a importância do sistema em geral.

A responsabilidade social é um conceito segundo o qual as empresas decidem numa base voluntaria para contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Causando assim o menor impacto possível ao meio ambiente utilizando assim alguns recursos básicos como:

• Política Nacional do meio ambiente

• Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar

• Planejamento e satisfação do uso dos recursos ambientais

• Recuperação de satisfação do uso dos recursos ambientais.

• Recuperação de meios degradáveis

• Projeto de ações ameaçadas de degradações

Educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando a capacitá-lo para participação ativa na defesa do meio ambiente, incentivo a produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologias voltadas para melhoria da qualidade ambiental.

As montadoras podem adotar o ciclo de PDCA, sendo um grande auxilio na gestão da empresa. Onde o planejamento “P” esta ligado ao cliente que PE onde a montadora deve focar os esforços.

A etapa de execução (D) que refere-se as pessoas que devem ser motivadas a realizar as tarefas visando definir bem as policitas de fidelização de clientes e controle de fornecedores.

Já no controle “C” veremos os resultados que são obtidos através de pesquisas internas e externas de mercado e avaliações financeiras.

E finalizando o ciclo veremos o que se refere a ação “A” que se liga com as informações e conhecimentos que são utilizados novamente na organizações em busca de melhorias nos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com