TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A maior parte dos brasileiros tem o cabelo enrolado, encaracolado e ondulado, pois somos frutos da miscigenação

Artigo: A maior parte dos brasileiros tem o cabelo enrolado, encaracolado e ondulado, pois somos frutos da miscigenação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

1.E 2.C 3.C 4.E 5.D 6.E 7.A 8.A

9.D 10.A 11.E 12.E 13.D 14.B 15.A

Tema: “A maior parte dos brasileiros tem o cabelo enrolado, encaracolado e ondulado, pois somos frutos da miscigenação”.

O Negro o europeu e o índio são as três raças formadoras da população brasileira, o cruzamento dessas raças, que ao longo do tempo foram se intensificando, produziu resultados de diferentes características. Uma dessas características são os cabelos, alguns enrolados outros encaracolados, ondulados e ainda em proporção menor os cabelos lisos.

Até pouco tem atrás os cabelos representavam não uma moda mas uma identidade, uma referência, os cabelos enrolados ou crespos eram por exemplo característica da população negra, que nas décadas de 70 e 80 eram ditos como cabelos ruim, “bom bril”, sarará, hoje possuem visual diferentes e fazem parte da moda.

A discriminação infelizmente ainda existe mas em menor proporção, nossas raças estão cada vez mais misturadas, nossas crianças possuem traços muitas vezes difíceis de serem identificados, são negros casados com japonesas, índios com europeus e assim vai...

Filho de pai negro e mãe branca (com descendência indígena) passei boa parte de minha infância para entender essas questões de preconceito contra os negros, por ter a pele branca e meu irmão mais velho ser negro, meu pai não me considerava seu filho, não por desconfiar de sua companheira (minha mãe) mas como trabalhava como braçal entendia que negro era mais forte.

Portanto poderia dizer “salve os cabelos sararás”, mas ainda a muito por fazer, no texto da jornalista e professora Yvie Favero por exemplo ela defende que se acrescente no currículo escolar as questões étnico-raciais e culturais na infância, isso ajudaria bastante na compreensão de situações como meu exemplo, nasce branco, entra na universidade na cota de negros, cabelos encaracolados depois crespos, enfim Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com