TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música E A Dança Ciganas

Artigo: A música E A Dança Ciganas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

A musica e dança ciganas- trabalho de sociologia

“No acampamento tudo é agitação. Os homens montam a fogueira, preparam o vinho e afinam os seus violinos e acordéons. As mulheres enfeitam as mesas, carroças e preparam as suas roupas, pandeiretas, fitas e lenços. No ar, o delicioso aroma das suas receitas especiais espalha por todo o lado o cheiro a festa. Brincos e pulseiras a tilintar, mãos em volteios estonteantes, pés descalços e saias coloridas a rodopiar. A noite será longa e os ciganos reúnem-se mais uma vez para comemorar a vida.” Quem é que na sua imaginação não associou esta descrição a uma imagem ou cena de um filme?

A tradição é a ferramenta através da qual os ciganos conseguem manter a sua identidade através dos séculos. Esta é transmitida de forma oral, pelos avós e pais, aos filhos e netos. Existe uma forte tradição de música e dança cigana no centro e leste europeu, em países como: Jugoslávia, Bulgária, Roménia e Hungria. E isso decorre do facto de que uma considerável parte deste aspecto cultural, está fundamentado na música popular dos países por onde passam aquando da sua vida nómada. A titulo de exemplo podemos citar o flamenco espanhol que, na realidade, é a música e dança cigana da Andaluzia. A música é então para este grupo étnico, um valor espiritual. Assim como a dança. O violino é o mais tradicional símbolo da música cigana. Estas artes sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. Exemplo disso são Liszt e Beethoven que procuraram na música cigana, inspiração para muitas das suas obras.

No Brasil, a música mais tocada e dançada pelos ciganos é a música Kaldarash, própria para dançar com ritmo e acompanhamento das mãos e dos pés. Essa música é repetida várias vezes enquanto as moças ciganas dançam e as castanholas e o bater de palmas espantam a negatividade.

O mais importante, é frisar que a dança cigana pode ser praticada por adultos, crianças ou idosos já que facilmente se adapta aos critérios dos seus praticantes. A Tradicional dança cigana não permite coreografias nem marcações muito rígidas pois permeia a emotividade pessoal e a libertação corporal dos seus bailarinos. O homem reforça a presença das figuras femininas cumprindo o papel do protetor/defensor e afirma a sua masculinidade e força. Ele representa o elemento desafiador, a coragem e bravura do homem cigano. A dança é livre sem esquecer o recato entre homens e mulheres, o toque é proibido entre eles. A sensualidade que está atribuída ao cigano baseia-se na figura forte que este apresenta diante de sua própria sociedade e das demais.

Na música, podemos referir os Gipsy Kings, ciganos emigrantes em França que com os seus famosos hits “Bamboleo” e “Djobi Djoba” atingiram o top das classificações na europa e nos EUA durante 40 semanas, sendo raríssimos os grupos a conseguir essa proeza. Outro famosíssimo bailarino de origem cigana é Joaquim Cortez, que já dançou nos mais importantes teatros das capitais mundais.

Os ciganos são uma etnia sem território, porém possuem um hino de nome Gelem. Foi composto por um cigano Jugoslavo de nome Jarko Janovic, inspirado numa canção popular cigana do leste europeu. Os versos baseiam-se nos ciganos que foram reclusos em campos de concentração Nazi, durante a segunda grande guerra. Foi adoptado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com