TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A norma perante a vida social

Artigo: A norma perante a vida social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Aula: DINÂMICA SOCIAL DA NORMA

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108

Título

DINÂMICA SOCIAL DA NORMA

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

7

Tema

A norma perante a vida social

Objetivos

• Conceituar eficácia, analisando as conseqüências sociais da lei;

• Aferir se a formulação e a aplicação das leis estão de acordo com as necessidades sociais;

• Avaliar as causas de eficácia e ineficácia de uma determinada lei existente;

• Analisar a produção normativa brasileira sob o ângulo dos efeitos sociais.

Estrutura do Conteúdo

1 - Distinção entre eficácia e efeitos sociais das normas. Conceito: a desejabilidade da eficácia.

2 ? Efeitos positivos e eficácia da norma. Conceito: norma eficaz e seus efeitos positivos.

3 - Causas de eficácia ou ineficácia da norma. Conceito: Fatores que ampliam as chances de eficácia e de produção de efeitos sociais positivos da norma.

Indicação bibliográfica:

SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. Capítulo indicado: A função da Sociologia Jurídica e a eficácia do Direito.

Aplicação Prática Teórica

1-Cinto de segurança: Há anos salvando vidas. Artigo disposto em: http://www.perkons.com.br/imprensa.php - por Nilson Mariano. Quem poderia morrer sai ferido. Quem deveria se machucar gravemente sofre pequenas lesões. Quem se contundiria levemente escapa são e salvo. Em 10 anos de uso obrigatório (antes só era exigido em rodovias), o cinto de segurança comprovou que é o anjo da guarda de motoristas: evitou mortes, reduziu a gravidade de ferimentos, poupou dores. Não há números, mas sobram certezas sobre a eficácia do equipamento. Em uma década de atuação no Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, o tenente-coronel João Batista Hoffmeister cansou de recolher cadáveres no asfalto. - Notava que o cinto estava retraído, sem ter sido usado. Tenho a certeza, a mais absoluta convicção, certeza mesmo de que o cinto salva vidas e reduz os ferimentos - destacou Hoffmeister, atual diretor-técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O cinto de segurança virou equipamento obrigatório em 1995, por meio de projeto de lei amparado em decisão do então Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em 1998, o Código de Trânsito Brasileiro regulamentou o assunto. Atualmente, usar o cinto de segurança tornou-se tão habitual como encher o tanque de gasolina. Mas somente na parte da frente dos veículos, onde se sentam o motorista e o caroneiro. Na parte de trás, o equipamento continua perigosamente esquecido. Autoridades de trânsito chegam a dispensar estatísticas para os louvores ao cinto de segurança. Nos hospitais, médicos que atendem pacientes de traumas comprovam na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com