TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E DESIGUALDADE SOCIAL

Artigos Científicos: ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E DESIGUALDADE SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SALVADOR

ENEDINA DEIRÓ

JOSIANE ROCHA

REGINA RODRIGUES

ATIVIDADE ORIENTADA

Acumulação Capitalista e Desigualdades Sociais

Santo Antônio de Jesus - BA

2014

UNIVERSIDADE SALVADOR

ENEDINA DEIRÓ - 390131441

JOSIANE ROCHA - 390131098

REGINA RODRIGUES - 390131597

ATIVIDADE ORIENTADA

Acumulação Capitalista e Desigualdades Sociais

Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina Acumulação Capitalista e Desigualdade Social do 3º semestre, ministrada pela Profª Ana Elisa Drummond C. Silva e Tutor Edvan de Sousa Santos, no curso de Serviço Social.

Santo Antônio de Jesus - BA

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará sobre o Neoliberalismo, sobre a globalização, capitalismo, sobre várias formas de preconceito, que juntos são responsáveis por um dos maiores problemas que a sociedade vem enfrentando ao longo dos anos: a desigualdade social.

O século XX foi o século das revoluções, com uma globalização totalitária e com a implementação da doutrina neoliberal. A globalização era pra ser interpretada como uma fonte de benefícios, porém todos os sinais indicam o contrário.

Veremos á seguir questionamentos á cerca da entrevista do documento “Quem sabe faz a hora” (Sem Fronteiras, 1997) e no filme documentário “Globalização Milton Santos- O mundo global visto do lado de cá” (Sílvio Tendler, 2006).

Quando falamos em globalização, nos remota uma ideia de tecnologia, avanços, mas logo vem á mente que com este modelo de globalização implantado surgiram diversos problemas sociais, ocasionando a atual desigualdade social.

É constante á mídia nos apresentar manifestações organizadas por determinados grupos que são as maiores vítimas do capitalismo, e consequentemente, da globalização.

Segundo o que nos apresenta o geógrafo e historiador Milton Santos, a partir do momento que vivemos num país totalitário é descartada a possibilidade de vivermos num mundo de igualdade social. Assim a globalização totalitária contribui para a reprodução das desigualdades sociais, de forma que, se não podemos na maioria das vezes nos beneficiarmos dos nossos próprios direitos, direitos esses garantidos por lei, mas que muitas vezes os únicos beneficiados são aqueles que têm certo poder, isso certamente contribuirá cada vez mais para uma desigualdade social.

O filme apresenta manifestos da população de diferentes países referente aos recursos naturais, cada país reivindicava os recursos, que o governo pretendia privatizar. A água, o gás, o petróleo. Além dos recursos naturais, o filme também aborda a questão da falta de moradia, da aquisição de terras, que ficam centralizadas nas mãos de poucos, enquanto a população sofre, sem teto e em meios a tantos problemas sociais.

Todos os meios de comunicação, emissoras de TV, de rádio, á mídia em geral, dão pleno apoio ao neoliberalismo, divulgando seus feitos, apresentando suas ideias para a população como se fossem trazer melhorias para a sociedade e na verdade, os neoliberais com o apoio da imprensa, fazem uma camuflagem de seus planos de maneira que convençam a população. Por sua vez, quando uma camada mais experiente da população se opõe a estas ideias, eles não têm o apoio necessário da mídia para mostrar o outro lado, o lado que os líderes políticos omitiram para a sociedade. E esta tem que está atenta as propagandas, a tudo que é diariamente divulgado pelos meios de comunicação, e procurar se certificar das divulgações, qual a verdadeira situação dos países vizinhos, que de qualquer maneira nos afeta também, qual a realidade que o nosso país se encontra, isso em todos os segmentos: religioso, econômico, político, índice de desemprego, educação, saúde, entre outros. A mídia manipula, sobretudo, a grande camada de analfabetos existentes em nosso país, e é por esse motivo também que eles não se preocupam tanto com uma educação de qualidade, mas aqueles, porém que adquiriram conhecimento, se tornado críticos tem a obrigação de orientar essa camada a questionarem, a saber, selecionar líderes políticos que adotem um sistema diferente, para que um dia alcancemos a tão sonhada igualdade social, porque é possível avançar com igualdade.

Globalização de Milton Santos, O Mundo Visto do lado de Cá, é um documentário muito rico, que aborda vários temas, retrata a insatisfação de muitos e satisfação de poucos, esse é o chamado capitalismo, e Ele é sábio quando fala que se há capitalismo, há contradições, desigualdades. O filme também aponta a importância da cultura, mostrando através das músicas, vídeos, estilo rap, à luta pela sobrevivência no seu lugar de origem, eles sofrem preconceito a todo tempo, pois procuram mostrar suas realidades através das musicas. Apesar das desigualdades, não se envergonham e não desistem de lutar.

A visita do Movimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com