TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Análise Macroeconômica

Artigo: AD Análise Macroeconômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 5

1. Por meio dos estudos efetuados em nossa disciplina, conhecemos a contabilidade social, sua importância e objetividade para o entendimento da situação econômica de um país.

Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social:

"É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país." (Rosseti, 1997. Pág. 43)

Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)

a) É uma técnica, não uma ciência;

A Contabilidade Social é uma técnica utilizada pelos economistas com a finalidade de registrar mensurar a produção, consumo, renda, investimentos e a capacidade de poupança (atividade econômica) de um país em um período específico, com o objetivo de realizar análises sobre o seu futuro e desenvolvimento.

b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;

A Contabilidade Social possui suas similariedades com a contabilidade convencional, como a utilização das partidas dobradas para registrar a origem e destino de recursos, mas não são a mesma coisa pois cuidam de matérias diferentes, a contabilidade social só se baseia nos produtos e serviços finais, além de possuirem bases metodológicas de diferentes naturezas.

c) É uma síntese de informações, não detalhadas e não são apresentadas de forma pormenorizadas;

A Contabilidade Social expõe uma síntese de informações sobre os vários tipos de transações econômicas por um determinado período de tempo, entre os diversos setores e agentes do sistema econômico de um país. Por ser uma análise MACROeconômica, ela se baseia em informações mais globais, não tão específicas.

d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;

Como a Contabilidade Social trata da transação de bens e serviços dentro de uma economia, os quais podem possuir diversos tipos de unidades de medida, foi necessário que se estabelece uma unidade de medida única, a qual tudo pudesse ser convertido facilmente: optou-se pela unidade monetária.

e) Transações econômicas e não situações econômicas.

A Contabilidade Social não tem como finalidade revelar a situação econômica dos agentes envolvidos e sim as transações econômicas que ocorrem entre estes agente dentro de um país por um determinado período.

2. A partir de seus estudos sobre Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2,5 pontos - 0,50 PONTOS CADA ITEM)

a)(F) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico dividido por setores. A macroeconomia determina os fatores que influenciam no TOTAL da renda e do produto de uma economia, sem ser específico a um nicho de negócio.

b)(V) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I)

c)(F) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de renda se ocorrer aumento real da economia é considerada uma questão conjuntural. Nivel de emprego e estabilidade de preços são questões conjunturais de curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com