TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM_Cargos E Salários

Pesquisas Acadêmicas: ADM_Cargos E Salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 13

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

“O planejamento de cargos e salários precisa acompanhar o avanço tecnológico, as mudanças de mercado, política econômica, como também participar das decisões maiores da organização quando do planejamento orçamentário anual... conhecer as metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas praticas políticas gerais da organização." O Autor.

OBJETIVOS DESTE CAPITULO

1) Abordar o tema Administração de Cargos e Salários, de modo a mostrar as etapas de elaboração de um plano de classificação de cargos e salários, seus conceitos, procedimentos, vantagens e desvantagens, fórmulas estatísticas e sua utilização prática.

2) Abordar a Pesquisa Salarial, mostrando as etapas do projeto, conceitos e procedimentos, bem como um conjunto de relatórios inter-relacionados, permitindo a visualização de toda a seqüência de trabalho até a apresentação do relatório de custos de implantação dos novos valores salariais.

3) Apresentar os principais métodos de avaliação de cargos.

1. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

1.1 — INTRODUÇÃO

Em que circunstância uma empresa, seja ela nacional ou multinacional ou mesmo estatal; de pequeno, médio ou grande porte; industrial, comercial ou de serviços, se vê na contingência de solicitar a execução de serviços na área de cargos e salários? A bem da verdade, todas as empresas, sem exceção, fazem administração de cargos e salários, tenham ou não uma estrutura organizacional para tratar do assunto. Entretanto, em virtude de vários fatores, surge ao longo do tempo um descompasso entre as necessidades da empresa, a realidade de mercado e a capacidade de resolução do problema.

Os problemas aparecem sob diversas formas, tais como: diminuição da produção e/ou da qualidade, faltas e atrasos além do normal, agressividade, desmotivação, doenças irreais, desinteresse, não cumprimento de prazos, pedidos de demissão, surgimento de lideranças informais extremadas, paralisações, reclamações trabalhistas, manifestações de insatisfação, ameaças, rebeldias, etc.

O planejamento de cargos e salários precisa acompanhar o avanço tecnológico, as mudanças de mercado, a política econômica, como também participar das decisões maiores da organização quando do planejamento orçamentário anual. Precisa conhecer as metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização.

O avanço da tecnologia é uma constante. O mercado absorve, cedo ou tarde, essa nova tecnologia. As empresas, quer queiram ou não, incorporam às suas funções técnicas, voltadas para o objetivo fim, ou às funções de apoio novos equipamentos, ou serviços ou rotinas, visando acompanhar o mercado entre outras coisas. Em razão dessas mudanças, as organizações empresariais caracteristicamente dinâmicas exigem, portanto, um constante trabalho de replanejamento e de reorganização para se manter em perfeita harmonia com o momento presente.

O profissional de cargos e salários ou de recursos humanos não é uma máquina que pelo acionar de uma alavanca produz ou pára de produzir. Este profissional, pelo seu conhecimento técnico, oriundo da teoria e da vivência, tem muito a contribuir para os bons resultados do empreendimento.

A Administração de Cargos e Salários se insere integralmente no contexto.

Quem de nós não teve conhecimentos de cargos que ao longo de um determinado período sofreram alterações de conteúdo ou valor? Cargos que foram extintos e cargos criados? Áreas de serviço numa empresa que foram ampliadas ou tiveram suas atividades reduzidas ou mesmo desativadas? Cargos para os quais não temos dificuldade em recrutar, selecionar e admitir, enquanto outros, por sua raridade, ficam meses com a vaga em aberto? Podemos considerar até uma inadequada formação de profissionais, entretanto, as flutuações do mercado produzem tanto excesso, quanto falta de determinados tipos de mão-de-obra.

Os períodos de euforia e de recessão econômica exigem diferentes formas de administrar cargos e salários. Nos períodos de euforia, os controles e a precisão são menos exigidos e nos de recessão, com recursos exíguos, o aperto é geral e o controle tende a ser excessivo. Em ambos os casos, se a medida não for adequada, os resultados poderão ser desastrosos. Em qualquer situação, a administração de cargos e salários deve matar a sede e não matar de sede ou afogar. A harmonia entre as partes precisa ser assegurada.

Essa harmonia se traduz no equilíbrio da relação capital/trabalho, ou seja, a cada cargo ou determinado conjunto de cargos compete uma remuneração justa em contrapartida aos trabalhos realizados na empresa. Por outro lado, os trabalhos assemelhados, desenvolvidos em empresas da mesma região geoeconômica precisam guardar, entre si, valores aproximados, para que seja preservada a tranqüilidade tanto do empregado, quanto do empregador.

1.2 — CONTEÚDO DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

Administrar cargos e salários pressupõe conhecer profundamente cada função do conjunto de cargos da empresa, no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos para poder atribuir, com segurança, um valor relativo que se traduza em valor absoluto justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, suas disponibilidades e com o mercado de trabalho concorrente.

FUNÇÃO: Conjunto de atividades que cada indivíduo executa na instituição. A função é singular, ou seja, existe uma função para cada pessoa na empresa.

CARGO: Conjunto de funções assemelhadas e/ou complementares, executadas por um ou mais indivíduos na instituição. O cargo é plural, ou seja, para cada cargo pode haver uma ou várias pessoas numa mesma empresa.

DESCRIÇÃO DE CARGO: É o registro das funções, tarefas e responsabilidades, de forma organizada, e atribuídas a uma ou mais pessoas.

REQUISITOS: Exigências necessárias que os ocupantes do cargo devem atender.

VALOR RELATIVO: Oposição que um cargo assume em relação aos demais na estrutura de cargos, em conseqüência da avaliação e/ou classificação de cargos.

VALOR ABSOLUTO: Valor do salário nominal pago ao ocupante do cargo.

ESTRUTURA DE CARGOS: Seqüência ou disposição hierárquica estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com