TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Cargos E Salarios

Monografias: Adm Cargos E Salarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico. E uma das questões mais polêmicas referentes ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários.

As pessoas desejam dinheiro porque este lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização.

Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.

Diante disso, a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de Recursos Humanos. Considero como plano básico o plano de cargos e salários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam.

As pessoas crêem que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter mais dinheiro. Desde que as pessoas creiam haver ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador.

Comparação entra as Teorias motivacionais de Maslow, Herzberg e MacCleland:

A comparação que se pode fazer é que McClelland ao estudar sua teoria, mostrava a importância de ajustar as pessoas ao trabalho e a possibilidade de os administradores poderem elevar o nível de motivação dos seus empregados, aumentando-lhes a responsabilidade e a autonomia.

De certa forma pode-se assemelhar à teoria de Maslow, visto que a sua teoria mostrava as motivações de cada um, através de salários, prêmios de produtividade etc. elevando assim a necessidades de cada um, para o topo da pirâmide, mostrando ai as capacidades e potencialidades de cada um. Assim como a teoria de Herzeberg a qual mostra os fatores higiênicos, extrínsecos, que quando ausentes geram forte insatisfação, mas quando estão presentes não geram grande motivação e os fatores motivacionais,intrínsecos, que quando presentes geram forte motivação, mas quando estão ausentes não geram grande insatisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com