TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Cargos Salarios E Beneficios Etapa 3 E 4

Ensaios: Adm De Cargos Salarios E Beneficios Etapa 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 3

Planejamento de Carreira

Nos dias atuais, a competitividade no mercado de trabalho esta cada vez maior e o profissional que deseja superar os desafios impostos por esta concorrência, devem adotar determinadas ações e investir em sua carreira profissional, não apenas os profissionais, mais também as organizações que querem reter seus talentos.

O Planejamento de carreira é a ferramenta essencial tanto para os profissionais, interessados em construir uma brilhante carreira, quanto para as organizações, pois e através dele que o gestor poder saber se seu colaborador esta preparado para ser contratado ou até mesmo promovido. O planejamento surge em dois momentos na organização, pode ser realizado como forma preventiva, através de reuniões de discussão de carreira e de feedback positivo, mas ele também acontece em outra situação que é muito desagradável quando o colaborador é desligado da empresa a onde ele recebe feedback para que consiga ver seus erros e para corrigi-los, e junto com um consultor,realizar um plano de carreira de acordo com seu perfil profissional, análise do mercado e projeto de vida tanto pessoal quanto profissional, com isso, A Organização passará a mensagem de respeito e cuidado aos colaboradores e poderá minimizar as possibilidades de ações trabalhistas.

É importante que os gestores estimulem discussões em relação à carreira com seus colaboradores e ofereçam suporte efetivo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Trabalhando seus recursos internos, manterá assim uma boa linha de sucessão preparada para futuras possibilidades e necessidades da organização, mas um dos benefícios que o planejamento de carreira traz e a redução de custo, diminuir o risco de uma contratação errada e mantém um fluxo saudável de crescimento dentro da organização, Alem de manter seus colaboradores motivados que acabam mostrando seus potenciais e garante sua vaga no emprego.

Nós profissionais de RH devemos dar a sugestão e preparar os gestores e os colaboradores sobre a necessidade de sempre promover uma conversa franca e pontual sobre carreira, pois um bom gestor são os que analisam a estrutura organizacional necessária para a condução dos negócios, desde a complexidade das funções, requisitos do cargo até a análise do potencial de seus colaboradores que deixem claro esta estrutura, requisitos de uma próxima função e resultados para uma análise do potencial.

O plano de carreira é benéfico tanto para as organizações quanto para os profissionais. Para o colaborador, essa prática traz um maior alinhamento e segurança por sentir que há um interesse genuíno da empresa por sua carreira. O profissional sente-se motivado em ir em busca de um aprimoramento de suas competências técnicas e comportamentais, e isso, conseqüentemente, favorece é claro a condução do seu trabalho. Já a organização de forma geral ganha maior fidelização do colaborador com a empresa, comprometimento e melhora no clima organizacional.

A Remuneração Moderna

O mundo atual convive com mudanças constantes e profundas, com isso os gestores tem o grande desafio de acompanhar as mudanças e conseguir manter colaboradores comprometidos e motivados.

Uma das ferramentas utilizadas hoje é a remuneração estratégica, que é o uso de varias modalidades de praticar a remuneração. O objetivo da remuneração estratégica é o de estimular os funcionários a trabalharem em prol dos objetivos organizacionais.

Remuneração estratégica consiste em empregar diferentes maneiras de remunerar as pessoas, dividindo a remuneração em partes fixa e a parte variável, completando com benefícios que irão constituir em salário indireto.

Existem 4 tipos de remuneração estratégica, sendo elas:

Remuneração Funcional: Ela é feita através do Plano de Cargos e Salários, ou seja, é feito uma igualdade entre o salário do mercado com o da empresa trazendo mais segurança aos colaboradores.

Remuneração Indireta: é a remuneração feita através de benefícios e incentivos podendo ser oferecida de diversas formas.

Remuneração por Habilidade: é a remuneração feita através das habilidades apresentadas pelo colaborador à empresa independentemente do cargo ocupado.

Ex: Mostrando Inovação, Comprometimento, Visão Sistêmica.

Remuneração por competência: Ela é feito através da identificação que a empresa tem da habilidade e competência essenciais para o funcionamento da organização.

Modelo de Remuneração Estratégica

A estratégia de remuneração total da empresa estudada consiste em favorecer os colaboradores da linha de frente ( em contato com o cliente), baseado na sua produtividade, com benefícios que permita à empresa atrair e reter os melhores talentos que agreguem valor ao negócio.

A produtividade será medida por pesquisa de satisfação junto ao cliente, pelo volume de troca ou complementação de óleo realizados e números de abastecimentos, também será avaliado a assiduidade e cuidado com os trajes de trabalho.

Já para o gerente, que o grau de exigência é maior, exige que tenham um sistema de remunerações diferente do dos restantes dos profissionais da organização. Eles têm que ser simultaneamente líderes de pessoas, agentes de mudança e bons comunicadores. E têm que responder directamente sobre o nível dos resultados gerados, quer pelas suas perspectivas de crescimento a médio e longo prazos.

A filosofia que permeia a estratégia de remuneração total da empresa estudada se fundamenta no desempenho.

Propomos a implantação de remuneração estratégica, Premio , sugestão premiada, Participação nos lucros e Aportes em cartões de crédito.

1) Prêmio Desempenho e Sugestão Premiada

Para todos os funcionários da linha de frente:

- frentista

- frentista caixa

- trocador de óleo

- Segurança

2) Participação nos lucros e Aportes em cartões de crédito

Para todas as funções administrativa:

- gerente

- Auxiliar administrativo.

Conceito:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com