TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGENDA 21

Projeto de pesquisa: AGENDA 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: A Agenda 21 entende-se como um planejamento detalhado de uma sociedade sustentável. Partindo desta ideia, cada pessoa se torna responsável por cada ação positiva ou negativa que atribui ao meio ambiente e aos seres que nele habitam. É um plano de ação que deve ser adotado a nível mundial para solução de problemas socioambientais. A seguinte agenda foi elaborada com o mesmo intuito de contribuir para um ambiente sustentável.

1. Desenvolvimento: Vivemos em um ciclo contínuo de inovações e transformações. Muitas vezes evoluímos de forma acelerada e constante, satisfazendo as necessidades do homem.

Com a intensa rotina de inovações, nos deparamos em como tudo se cria e pouco se recicla, se transforma ou deixa de existir.

Precisamos de meios concretos para que se resolvam os problemas ambientais.

Sabe-se que tudo parte do individual de cada pessoa, ou seja, de suas próprias ações, pois, começa dentro de casa. A seguir seguem-se alguns passos que devem necessariamente ser seguidos individualmente por cada pessoa, para que em breve futuro se torne algo em comunidade, nacional, universal.

1º Necessitamos nos conscientizar quanto ao uso de energia renovável, como sendo fontes de energias inesgotáveis obtidas na Natureza, reduzindo-se os danos do passado quanto a agressão ao meio ambiente.

2º Redução na emissão de gás carbônico, extraindo-se combustíveis de forma a não interferir no ciclo ambiental natural.

3º Coleta seletiva. Separar em casa o lixo de acordo com seu material de fabricação, possibilitando que cada um siga seu destino adequado.

4º Economia de energia. Durante o dia, não necessita-se que as luzes se mantenham acessas pois, o Sol possibilita a claridade como beneficio a oferecer. Desligar os aparelhos que não estão sendo utilizados no momento.

5º Economia de água. Tome banhos rápidos, escove os dentes com a torneira fechada, lave a calçada com a água da máquina de lavar (preferencialmente varra) e mantenha a torneira fechada ao lavar a louça.

6º Reutilize alguns materiais que seriam descartados atribuindo-lhes outras finalidades.

7º Plante arvores, cultive o verde. Através da fotossíntese as plantas liberam oxigênio, mantendo o ar que respiramos mais puro.

8º Use o transporte coletivo com maior frequência. Quanto menor a quantidade de carros na rua, menor o índice de emissão de gás carbônico na atmosfera.

9º Consuma alimentos da estação, a partir da agricultura orgânica. Assim você contribui para a redução do uso de agrotóxicos e para uma exploração mais racional dos recursos do planeta.

10º Incentive todos ao seu redor a tomar atitudes semalhantes as anteriores, construindo assim, uma sociedade mais sustentável.

2. Considerações: As atribuições citadas nesta agenda nos alerta de situações corriqueiras que se pensadas de forma consciente pouco-a-pouco está transformando o meio ambiente ao nosso redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com