TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALCANCE DO RAP BRASILEIRO COM O RACIONAIS MC’S: “NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO DIA”

Por:   •  28/5/2022  •  Artigo  •  3.924 Palavras (16 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 16

ALCANCE DO RAP BRASILEIRO COM O RACIONAIS MC’S: “NADA  COMO UM DIA APÓS O OUTRO DIA”

Ignez da Silva Ribeiro

RESUMO

Este artigo pretende entender o alcance e influência que o rap tem pela sua linguagem acessível  através de uma breve analise do álbum “Nada como um dia após o outro dia” do grupo  Racionais MC’s. Com este álbum, visto como um exemplo da personalidade do rap nacional,  se pode entender a história e trajetória do rap como uma manifestação artística do movimento  hip hop no Brasil. O grupo Racionais MC’s foi um dos primeiros grupos de rap do país, e  influenciaram grande parte deste ritmo, com sua musicalidade, ideais, projetos e parcerias.  Assim, a partir disto, o sucesso do rap nacional pode ser observado na perspectiva do que e  como ele fala.  

Palavras-chave: hip hop; rap; realidade; composição.

INTRODUÇÃO  

O rap no Brasil é mais que um ritmo musical para aqueles que o consomem com tanto amor,  sua história é inspiradora para os jovens negros e periféricos brasileiros. Tem suas próprias  características e personalidade forte, engloba mais do que um mc e um dj mas também suas  experiências e modos de vida.

Com esse artigo busca-se entender como o rap conseguiu uma aderência tal como a que tem  hoje, em todo o brasil e não só nas periferias urbanas, a partir do álbum “Nada como um dia  após o outro dia” de 2002, que foi produzido mais de duas décadas após a chegada do  movimento hip hop no Brasil, se espera entender o modo com que o rap conquistou esse lugar  na música popular brasileira.

Em primeiro momento será feita uma breve introdução sobre o movimento hip hop e como ele  se deu no Brasil. Isto é importante pois o hip hop possui ideologias que influenciam o rap em  todos os seus aspectos, é também relevante entender o que o hip hop representa para os negros  de toda a américa.

O rap como uma das manifestações do hip hop igualmente será introduzido para que se  compreenda a sua produção e consumo. O rap no Brasil possui muitas particularidades apesar

de ter chegado da cultura norte americana, aqui ele foi “abrasileirado” e essas características  são o que o torna importante.

Logo depois, será analisado o grupo Racionais MC’s e o seu álbum “Nada como um dia após o  outro dia” como fonte principal da análise do rap nacional. Esse grupo é considerado um dos  mais influentes e importantes do Brasil e esse álbum foi o de mais visibilidade na cena artística  brasileira, com ele espera se entender um pouco da personalidade do rap e os seus propósitos.

No fim, com o apoio de entrevistas dos integrantes do grupo, com outros artistas do meio,  artigos e matérias é almejado entender a linguagem do rap, sua acessibilidade, alcance e  sucesso. Sempre levando em consideração o contexto que este ritmo se insere e todos os  aspectos que o envolvem.

O MOVIMENTO HIP HOP

O movimento hip hop teve início na Jamaica por volta de 1960, e chegou aos Estados Unidos  nos anos 1970 através de imigrantes que moravam nas periferias, especificamente na cidade de  Nova Iorque. O movimento é composto por várias manifestações artísticas como o rap, break,  grafite e outros que são praticados em bailes, festas e shows. Essas se dão nas periferias urbanas  das grandes cidades.

Os hip hoppers, aqueles que participam dessas manifestações, criaram um estilo próprio de se  vestir, de fazer festas, de composição das músicas e de vida. Esses jovens periféricos em sua  maioria negros além de promoverem festas e encontros artísticos também tinham uma postura  política. Lutavam contra o racismo, a segregação social, a violência policial, educação e várias  outras demandas deste grupo.

No Brasil o hip hop chegou nos anos 80 e teve o seu auge também nas periferias urbanas  principalmente no estado de São Paulo. O rap e o break foram os que tiveram mais visibilidade  no início, em praças os jovens se reuniam para dançar e fazer rap, além dos bailes e festas nos  bairros. Mas essas atividades eram por muitas vezes oprimidas pelas autoridades.

Esse movimento é produzido e consumido pela população negra, visto sua origem e  manifestações. Pela marginalização deste grupo as reuniões eram alvo de preconceito da  sociedade e grande violência da polícia. Essas aglomerações eram consideradas foco de  criminalidade e também práticas de “vagabundo”. Porém, contra essas crenças o hip hop sempre  teve um caráter de denuncia social e busca de melhorias para a população periférica e negra.

Com um desenvolvimento muito rápido o movimento hip hop se expandiu em suas várias  vertentes por todo o Brasil utilizando das particularidades de cada região, mas como regra  sempre a influência norte americana na música e dança. Em pouco tempo o hip hop já era um  movimento bastante ativo na sociedade brasileira, com associações, gravadoras, livros e  coletâneas. E continua em grande expansão sempre se renovando e buscando novas referências  mundiais e locais.

O RAP BRASILEIRO

O rap significa ritmo e poesia, sigla originária no inglês que hoje é interpretada por todo o  mundo. Este de origem periférica e negra costuma falar do cotidiano da vida dos compositores.  Em cada lugar de sua produção é diferente, porém tem sempre um caráter de críticas e denúncias  sociais visto o lugar de nascimento e crescimento.

O rap nacional apesar de ter grande influência do rap norte americano possui uma característica  particular de denúncias sociais, sempre busca falar muito sobre a vivencia e a verdade sobre a  vida do compositor da música. Então, se observa a presença de diversas temáticas bastante  presente na vida do brasileiro como, trabalho, educação, saúde, crimes, drogas, violência,  racismo, mas também festa, relacionamento, família, amizade e vários outros temas pertinentes  para se entender o cotidiano periférico.

Além disso, o rap brasileiro usa das musicalidades de outros ritmos pra se criar como o samba,  rock, funk, R&B e outros, sempre usando de referências da cultura negra. Ele é muito composto  por pedaços, pequenas partes de várias coisas que os rappers e dj’s usam para compor o ritmo  e a poesia. Sejam alusões históricas, a outros artísticas, outros ritmos, poesias, livros,  acontecimentos locais e etc.

O rap também tem diversas formas no Brasil, uma delas é a batalha de rap, que pode ser  chamada de rinha de mc’s dependendo do lugar. Consiste em dois mc’s fazendo rimas sobre  coisas do momento, ou sobre seu adversário e com uma plateia que decide qual deles vence,  assim vai até chegar a um vencedor. Na maioria das vezes são jovens e adolescentes que  participam dessas batalhas, então se pode perceber como o hip hop chega cedo na vida das  crianças. E muitos desses mc’s de batalha viram rappers que produzem discos e seguem a  carreira do hip hop.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (135.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com