TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGUNS DESAFIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE PESSOAS COM DEFICIENCIA

Monografias: ALGUNS DESAFIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE PESSOAS COM DEFICIENCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é descrever alguns desafios que a sociedade brasileira enfrenta com relação à pessoa com deficiência física. Esse tema é de fundamental importância, pois, visa mostrar uma realidade muito presente em nosso meio e que muitas vezes a sociedade fecha os olhos a uma realidade tão cruel e tão desafiadora que é viver com uma deficiência.

Esse trabalho visa também nos levar a um conceito realístico e nos remete a rever nossos conceitos enquanto cidadãos passivos de direitos e deveres.

ALGUNS DESAFIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE: COMO A SOCIEDADE BRASILEIRA VEM REAGINDO A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

As deficiências - são complicações que levam à limitação da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As causas são variadas - desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita - ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral.

Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo. Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).

Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode apresentar, também, dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo.

Os "deficientes" de maneira geral e em específico na sociedade brasileira, têm sido vítimas das mais diferentes formas de discriminação e segregação, principalmente nas áreas do Trabalho, Educação e Lazer.

As políticas, tanto do Estado como das entidades de e para deficientes físicos, que visam à sua inserção no mercado de trabalho privilegiam mais o trabalho alienado do que o trabalhador. No campo educacional, há a necessidade de se encontrar meios para garantir o princípio do acesso ao conhecimento e permanência nas escolas públicas, independente de sua condição social ou limitação física.

Concomitantemente,no Esporte e Lazer poucas são as opções oferecidas para os deficientes físicos,sobretudo pela falta de transporte público, de adequação arquitetônica dos clubes, centros esportivos, teatros, cinemas e outros locais. Por estas e outras razões, mesmo considerando as poucas condições materiais existentes os deficientes físicos estão quase que completamente impossibilitados de utilizarem quadras poliesportivas, piscinas e outros locais destinados ao Esporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com