TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA

Exames: DESAFIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. DESAFIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE:A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.....................................................................................................5

2.1.Resumo Histórico da Pessoa com Deficiência no Brasil ......................................6

2.2. A Pessoa Portadora de deficiência ......................................................................7

2.3. A Pessoa com Deficiência e a Família...... ...........................................................8

2.4. A Pessoa com Deficiência e a Sociedade Brasileira ............................................9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata aceca do tema “A Questão da Pessoa com Deficiência”

Este assunto será tratado mostrando a potencialidade do portador de deficiência, e a importância da família e sociedade em sua vida. Dentro do tema proposto trataremos: “Resumo Histórico da Pessoa com Deficiência no Brasil”, “A Pessoa Portadora de Deficiência”, “A Pessoa com Deficiência e a Família”, “A Pessoa com Deficiência e Sociedade”.

Este tema tem como proposito trazer uma reflexão sobre a capacidade e o direito que as pessoas portadoras de alguma deficiência tem de levarem uma vida normal, sendo que estes não são doentes, apenas limitados em algumas áreas. O dever da família e sociedade em apoia-los, e cumprir com seu papel diante dos direitos das pessoas com deficiência.

Para realização deste trabalho foram utilizados o tema sugerido pela Universidade Norte do Paraná, e livros que abordam esse tema.

2. Desafios da Sociedade Brasileira Hoje: A Questão da Pessoa com Deficiência

São muitos os desafios para o Brasil, a respeito dessa questão. Um deles é de conscientizar a nação quanto a pessoa com deficiência, para aniquilar o preconceito de se achar que tais pessoas são inúteis. Apesar de muitas mudanças que ocorreram na historia do Brasil, próximo assunto a ser tratado, ainda persiste uma mentalidade de desigualdade. O outro é de aprimorar, ampliar e de cumprir a legislação na integra. Como o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, “viver sem limites” traz a ideia de autonomia, oportunidades, justiça e democracia para os portadores de necessidades especiais, da gestação a vida adulta, segundo as palavras da Presidente Dilma Rousseff. Seu coordenador é Antônio José, também portador de necessidade especial.

Na teoria parece ser algo fácil de se realizar, e rápido, e precisava ser realmente por causa da urgência nesse setor, porem temos a consciência que é preciso ter toda uma estrutura para passar para a pratica. Sabemos que o Brasil necessita de uma reeducação, e que ela precisa começar pelos que dedem o “poder ou saber”, mais infelizmente muitas vezes vem deles, os piores exemplos. Mais analisando os pontos positivos, ficamos sonhando com um tempo em que haja um tratamento qualificado, eficiente e humano para os portadores de necessidades especiais,

“ Há homens que lutam por um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são melhores; há outros, ainda que lutam por muitos anos e são muitos bons; há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são os imprescindíveis”. (Bertold Brecht)

2.1. Resumo Histórico da Pessoa com Deficiência no Brasil

Começando pelos indígenas que habitavam o território que viria a ser o Brasil, os quais viam o nascimento de uma criança portadora de uma deficiência, como punição ou maldição. Existe tribos indígenas do Brasil, que até os dias de hoje sacrificam crianças com necessidades especiais, como forma de aplacar a ira dos espíritos. Essa pratica é aceita pelos governantes, sem que aja nenhuma interferência, por ser vista como uma forma cultural.

Assim como os curandeiros das tribos indígenas, os “negro-feiticeiro” também viam o nascimento dessas crianças, como castigo ou maldição. Por ignorância preferiam relacionar esses fatos ao sobrenatural, ao invés de simplesmente liga-los aos açoites e forma de trabalho desumanos.

Andando pela história, vamos para os Colonos Portugueses:

Os Colonos Portugueses, desde o momento em que chegaram ao território descoberto por Cabral, sofreram com as condições climáticas, como o forte calor, além da enorme quantidade de insetos. Estas características tropicais repercutiram na saúde e bem-estar dos europeus, sendo que “algumas dessas enfermidades de natureza muito grave chegaram a leva-los a aquisição de severas limitações físicas ou sensoriais” (Figueira, 2008, p.55)

No Século XIX, com a guerra de Canudos, outras revoltas regionais e a guerra contra o Paraguaios, muitos homens adquiriram alguma deficiência. Diante disso foi inaugurado no ano de 1868, no Rio de Janeiro, o “Asilo dos inválidos da Pátria”.

No Século XX, teve um avanço da medicina e uma atenção maior em relação aos deficientes.

Houve mais pesquisas e estudos nessa área, com a criação do Hospital das Clinicas de São Paulo. Mais até a metade do século, muitas pessoas sofreram, pois eram apartadas do convívio social, sendo restrita somente aos familiares. Depois da existência das instituições, a questão da deficiência, passou a ser um “problema” também do Estado. A responsabilidade ficava com as instituições, sendo apoiadas eventualmente pelo Estado.

Na década de 40, as crianças portadoras de alguma deficiência, receberam o nome de “crianças excepcionais”. Se tinha uma mentalidade de que essas crianças não poderiam frequentar escolas regulares. Nesse período foram criadas entidades para atender suas necessidades. Duas dessas são conhecidas e respeitadas até o dia de hoje, a Sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com