TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DO CRACK NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Trabalho Escolar: O DESAFIO DO CRACK NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

A Operação Cracolândia, iniciada em São Paulo no mês de janeiro de 2012, tem provocado polêmica no que diz respeito às medidas necessárias para a erradicação do problema social que é o consumo do crack no Brasil. A droga, devido à sua rápida difusão nos últimos anos e ao seu alto índice de dependência, tem sido responsável por um aumento significativo da criminalidade e violência no país. Logo, ao se mostrar como uma ameaça à saúde e segurança públicas, o uso da droga surge como uma adversidade a ser combatida pelas autoridades brasileiras.

Em relação à saúde pública, é fundamental a avaliação das consequências físicas, psicológicas e sociais decorrentes da utilização da substância. O primeiro fator a ser considerado é a fácil dependência após o uso inicial, que leva à necessidade do consumo frequente, acarretando também a destruição das relações sociais do usuário. Ademais, o crack causa danos ao pulmão, à musculatura e ao cérebro, constituindo um estado de saúde crítico no dependente. Portanto, diante da rapidez com que o processo de degradação humana avança, é necessário que as providências sejam tomadas de imediato.

Outro aspecto a ser ressaltado é a questão da segurança pública, que se encontra comprometida desde os delitos cometidos pelos usuários aos conflitos existentes na zona do tráfico. O dependente, sob o efeito da droga, perde a noção do certo e do errado, do perigo e, consequentemente, das suas ações, podendo apresentar um comportamento inadequado. Porém, é fato que a maior parte da violência advém dos conflitos na zona do tráfico, como demonstra o filme, baseado em histórias reais, “Cidade de Deus”, onde a favela de mesmo nome era palco de conflitos armados entre diferentes gangues que disputavam a supremacia do tráfico, ocasionando não só a morte de seus integrantes, como também a de inocentes. Diante disso, fica evidente a contribuição das drogas para o aumento da criminalidade e da violência, como também na desestruturação familiar.

Dessa maneira, torna-se crucial a atuação maciça do governo de modo a solucionar o desafio do crack no Brasil. Esse objetivo só será alcançado através de várias medidas, entre elas: a adoção de programas de prevenção que alertem para o perigo da droga; o aumento do policiamento, de forma a melhorar a fiscalização das fronteiras e das zonas de tráfico; o tratamento dos viciados através de equipes especializadas e a modificação da legislação, de maneira a ampliar a punição para traficantes. Esses são pontos essências para um país que vê os seus jovens como um grande potencial para o desenvolvimento da nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com