TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO

Trabalho Escolar: AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  3.932 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos é uma das mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno. Antes, as pessoas eram tratadas apenas como recursos organizacionais. Hoje, as organizações já perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de métodos, técnicas e práticas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

Tratar as pessoas como recursos organizacionais era um desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva (CHIAVENATO, 2010). Exatamente por isso que hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em Recursos Humanos. É preciso proporcionar uma nova visão das pessoas, não mais de meros funcionários remuneradas em função do tempo disponibilizado para a organização, mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa, pois há um comprometimento entre a organização e as pessoas nela existentes.

O estudo deste tema é muito pertinente para a formação em Administração, já que o profissional formado nesta área necessitará de um amplo conhecimento no assunto, haja vista que a gestão de pessoas em uma empresa poderá ficar sob sua responsabilidade.

2 PROBLEMA

A implantação do sistema de dinamismo e competitividade na organização Vegrande Norte Máquinas Agrícolas contribuiu para a lucratividade da empresa instalada em Juara MT?

3 JUSTIFICATIVA

O mundo dos negócios ficou totalmente diferente, exigente, dinâmico, mutável e incerto. As pessoas percebem o impacto dessas influências e precisam de suporte por parte dos seus líderes e gerentes. E eles requerem, por seu lado, o apoio e suporte da Área de Recursos Humanos - ARH. A partir das concepções sobre o trabalho, sugerimos à especificação das definições atribuída as atividades e aos comportamentos, de maneira geral, concebendo-os no contexto organizacional. É o propósito também identificar como os indivíduos e grupos se implantam no contexto de trabalho e quais os referentes das implicações decorrentes e suas lucratividades. (KANAANE, 1999)

O entendimento de ações como esta dentro da empresa que iremos administrar futuramente contribui para que despertem o interesse de aprendermos de uma forma prazerosa e proporcionar a todos de modo triangular: colaboradores, empresários e clientes vivenciando, respeitando e reconstruindo características individuais. Para isso precisam de estímulos para ser inseridos ou a garantia de sua permanência dentro da empresa.

Ainda é grande o número de empresas na cidade de Juara que não incluíram este processo, outros não tiveram a oportunidade deste conhecimento por várias razões, influenciados pela questão econômica e social e até mesmo a falta de valorização deste processo dinâmico e competitivo.

O desenvolvimento deste projeto de pesquisa é motivado pela importância de entender o processo do ambiente dinâmico e competitivo e a constante transformação de seu modo de ser e estar no mundo, apreendendo o que tem dado certo para o desenvolvimento das empresas.

4 OBJETIVOS

4.1. Objetivo geral.

Analisar se a implantação do sistema de dinamismo e competitividade na organização Vegrande Norte Máquinas Agrícolas contribuiu para o processo de lucratividade da empresa instalada em Juara MT.

4.2. Objetivos específicos.

o Identificar como a Vegrande Norte Máquinas Agrícolas implantou o ambiente dinâmico e competitivo;

o Verificar as consequências da implantação do sistema de dinamismo e competitividade para a organização;

o Compreender quais os objetivos alcançados com o ambiente dinâmico e competitivo e se o objetivo almejado foi alcançado;

5 METODOLOGIA

Com o objetivo de analisar se a implantação do sistema de dinamismo e competitividade na organização Vegrande Norte Máquinas Agrícolas contribuiu para o processo de lucratividade da empresa instalada em Juara MT, realizaremos uma investigação de abordagem qualitativa.

O processo da pesquisa qualitativa não admite visões isoladas, parceladas, estanques. Ela se desenvolve com interação dinâmica retroalimentando-se reformulando-se constantemente, de maneira que [...] a coleta de dados num instante deixa de ser a tal e é Análise de Dados, e esta, em seguida, é veículo para nova busca de informações (TRIVIÑOS, 2010, p. 137).

Esta abordagem tem como objetivo investigar a qualidade em todo seu contexto político e social. Neste sentido, Minayo (2011, p.21), afirma que a pesquisa com cunho qualitativo “se ocupa, nas ciências sociais, com nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes”.

Serão utilizados em primeiro momento pesquisas bibliográficos, com uso de livros, artigos e sites. Segundo Triviños, a pesquisa bibliográfica permite ao pesquisador familiarizar-se do assunto visando orientar conceitos básicos, que servirão para compreender, explicar ou dar um significado ao fato estudado ou ainda traçar os caminhos a serem percorridos.

Utilizaremos como método o estudo de caso que para Triviños (2010) o estudo de caso, é algo (objeto de estudo) a ser estudado profundamente, compreendido em seu ambiente, circunstancia em que se encontra, levando a interpretação dos dados, orientando todo trabalho do pesquisador.

Para identificar como a Vegrande Norte Máquinas Agrícolas implantou o ambiente dinâmico e competitivo e verificar as consequências da implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com