TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTO

Monografias: ANALISE DE INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 14

Desafio de Aprendizagem – Análise de Investimentos

Desafio elaborado para ser utilizado como instrumento de avaliação para a matéria de Análise de Investimentos do curso de Ciências Contábeis.

Orientadora Professora Rozana Carvalho Pereira

Valparaíso de Goiás/Goiás

2013

Sumário

Introdução .......................................................................................................................4

Capítulo 1 – Descrição do investimento pretendido .......................................................5

Capítulo 2 – Elaboração do Fluxo de Caixa ....................................................................7

Capítulo 3 – Métodos para Avaliação de Investimentos .................................................11

Capítulo 4 – O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos .....................................14

Capítulo 5 – O Imposto de Renda e a Depreciação ........................................................15

Conclusão .......................................................................................................................16

Bibliografia .....................................................................................................................17

Introdução

Neste passo identificamos os tipos de investimentos existentes, suas particularidades e definições, a fim de dar início ao trabalho de estudos de investimentos e de identificar quais as melhores formas de investimento e qual o investimento será o escolhido para o tipo de negócio que iremos trabalhar, a partir desta fazer serão identificar as melhores formas de investimento e serão feitos estudos de viabilidade de negócio.

Análise de Investimento

1. Descrição do investimento pretendido.

Tipos de Investimento

Os investimentos podem ser de vários tipos, e basicamente se dividem em três tipos básicos:

Investimentos Públicos : são recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social, estes não tem como objetivo gerar retorno ou benefício monetário e sim retornos sociais onde são exemplos: Hospitais, escolas, projetos sociais e entre outros.

Investimentos Privados : são aqueles que proporcionados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores e são responsáveis pela maior geração de empregos e renda, além de tributos a qualquer país capitalista, são exemplos destes investimentos: Fábricas e Indústrias, lojas de varejo etc.

Investimentos mistos : são recursos obtidos em parte pelo governo ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, esse tipo de investimento estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem por objetivo tanto o bem-estar social quanto a geração de retorno monetário e são exemplos destes investimentos: Petrobrás e Banco do Brasil.

Os investimentos são de importância fundamental tanto para as empresas e organização quanto para a economia de um país, pois o crescimento de um país depende do fluxo contínuo de investimentos. Um país depende de investimentos para que cresça, seja para aumento de produção, disponibilidade de capital interno e fortalecimento da economia, ou seja, os investimentos são vitais para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), que um dos indicadores mais importantes de crescimento no mundo.

Tipo de Negócio escolhido para trabalhar

Com base na pesquisa feita no site:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI114182-17152,00-MODA.html

Foram identificados no campo da moda várias ramificações no ramo têxtil, de camiseteria, sapataria, roupas para evangélicos, roupas de nicho (para públicos especiais) entre outros.

No estudo destas várias ramificações optamos pelo negócio de camiseteria, ou seja, foi identificada nesta uma boa área para o estudo de investimentos, pois é uma área muito abrangente no mercado e um negócio muito diversificado e de grande atuação no Brasil.

O texto abaixo extraído do site: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI149404-17192,00 IDEIAS+DE+NEGOCIOS.html demonstra as dificuldades perante a crise para abrir um negó-cio, fala também sobre as oportunidades de negócios e diversos produtos.

Abrir uma empresa em 2012 significa atuar em um cenário especial: crescimento no Brasil e crise lá fora. Não é uma conjunção tão rara — afinal, desde 2009 o país resiste à desaceleração observada nos Estados Unidos e na Europa. A diferença agora é que grandes investidores, locais e internacionais, estão determinados a explorar o mercado interno. Isso amplia o volume de recursos disponível e pode resultar em aportes para empresas brasileiras, em oportunidades para fornecer produtos e serviços para redes estrangeiras e também em maior concorrência. “Há muitas marcas sondando o Brasil, ao mesmo tempo em que os fundos de investimento e de private equity. Quem se estruturar bem pode se tornar atraente para eles”, afirma o consultor Marcelo Cherto, integrante do Conselho Consultivo da Endeavor.

O principal indicador de crescimento, o Produto Interno Bruto (PIB), seguirá na casa dos 3%, de acordo com as projeções de mercado reunidas no relatório Focus, do Banco Central. A renda das famílias tende a crescer acima disso — no ano passado, já aumentou 5,7%. Com mais dinheiro, o brasileiro quer melhorar de vida: cuidar de seu bem-estar, se alimentar bem, estudar e ter acesso aos últimos lançamentos tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com