TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Tese: ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA / CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO / GRADUAÇÃO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA.

Primeira questão

Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

Dimensão biológica

Quando se fala em dimensão biológica menciona-se o corpo, pois é através dele que o homem se relaciona diretamente com a sociedade. De acordo com o material estudado, fica claro que vivemos em uma sociedade capitalista que vive uma dualidade, ao mesmo tempo em que supervaloriza o corpo como algo de extrema importância, como um instrumento produtivo e de consumo, esta mesma visão impõem-lhe um padrão a ser seguido e perseguido, uma espécie de escravidão, tanto estética como de produção, e caso este padrão não seja alcançado, gera uma frustração pessoal e rejeição social.

Dimensão psicológica

A dimensão psicológica trata da alma do homem, isto é, sua essência, aquilo que é próprio de si e o torna único. Na dimensão psicológica acentua-se a importância do autoconhecimento e auto aceitação, pois é no relacionar-se com o outro que o homem se identifica e percebe a si, e a aceitação de si gera a tolerância consigo e com o outro, fator fundamental para uma melhora comportamental frente as próprias limitações e a do seu semelhante e consequentemente uma postura mais responsável e comprometida com a melhoria da sociedade como um todo.

Dimensão Social

Na dimensão social a pessoa é vista como produto do meio e influenciado pelos hábitos e costumes da sociedade ou grupo em que vive. É importante observar que cada ser é único e recebe, assim como atua de maneira única frente a esta influencia recebida. Deste modo, ao mesmo tempo em que é único e influencia a sociedade, faz parte da mesma e é influenciado por ela.

Dimensão espiritual

Na dimensão espiritual, diferente da visão mostrada por Descartes, onde o homem possuía corpo e espírito separadamente, atualmente entende-se a pessoa com uma visão holística, onde a dimensão espiritual abrange a totalidade do ser, diz respeito a sua autoconsciência, a sua liberdade e o sentimento de pertencimento através do relacionar-se com o todo.

Segunda questão

Analise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para seu autoconhecimento.

Entender as dimensões de pessoa auxilia na compreensão do que compõe o ser, logo, do que a pessoa é de fato. Ao mesmo tempo em que possuímos várias dimensões, não somos apenas uma delas, mas cada pessoa é a combinação das várias dimensões, e ao mesmo tempo em que é um, na sua individualidade, pertence ao todo, assim conseguimos perceber que possuímos fatores limitadores, mas também um potencial extraordinário e ilimitado e que se manifesta de maneira ideal no relacionamento com os outros e consigo mesmo. Este entendimento é um norteador no caminho do autoconhecimento, que nos conduz a uma postura mais responsável e comprometida com a melhora pessoal e no trato com o outro e a sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com