TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS OBRAS

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE PEDAGOGIA, CAMPUS MIRACEMA

BRUNO RIBEIRO DA SILVA

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS OBRAS

Roque de Barros Laraia, “Cultura – Um conceito antropológico”; Zygmunt Bauman, “Ensaios sobre o conceito de cultura”; Norbert Elias, “A sociedade dos indivíduos”.

Miracema – Tocantins

Julho, 2018

BRUNO RIBEIRO DA SILVA

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS OBRAS

Roque de Barros Laraia, “Cultura – Um conceito antropológico”; Zygmunt Bauman, “Ensaios sobre o conceito de cultura”; Norbert Elias, “A sociedade dos indivíduos”.

Análise e comparação proposto pela Docente, Hanna Brito Holanda Soares, como parte das exigências da matéria, sociedade cultura e educação, do curso de Pedagogia, campus Miracema.

Miracema - Tocantins

Julho, 2018

ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS OBRAS

O conceito de cultura é de ampla importância para antropologia, pois o mesmo se tornam bastante diversificados, e gera ao mesmo tempo dúvidas sobre as diferenças culturais existentes no mundo. Nesse trabalho há de citar 3 autores e suas respectivas obras: Roque de Barros Laraia, “Cultura – Um conceito antropológico”; Zygmunt Bauman, “Ensaios sobre o conceito de cultura”; Norbert Elias, “A sociedade dos indivíduos”. Laraia realizou um estudo que resultou em seu livro, “Um conceito antropológico” para mostrar como a cultura interfere no comportamento ético social dos povos, e que a questão de estar vinculado ou aquela cultura se deve ao convívio, e também que as questões genéticas não interfere no meio social. Assim como Félix Keesing, Laraia cita que uma criança normal pode se estabelecer e adequar a qualquer cultura em qualquer lugar do mundo. Fatores como genética, sexo e determinismo geográfico, não determinam como vai ser o indivíduo e sim a convivência. E citado também, que na maioria das vezes, dentro de um espaço que possui a mesma diversidade biológica, há diferentes formas de sobreviver e interagir ao meio ambiente. O ser humano sendo algo capaz de absorver a cultura ao seu redor.

Já Bauman em sua obra, “ Ensaios sobre cultura”, defende um conceito líquido sobre a cultura, para ele a cultura não possui um formato fixo, ela estava sempre em constante transformação e evolução. Para ele não existe sociedade sem cultura, a cultura pode ser de forma de consciência ao homem (Libertadora), ou (Reter sua liberdade), determinante de uma ordem para estar dentro do padrão social. A cultura é um bom exemplo herdado ou adquirido, que define as características da criatura humana, responsável também pelos diferentes destinos dos povos, assim sendo a principal diferença entre todos. Com base nesse estudo percebe-se que é impossível descrever um contexto, entender uma civilização ou avaliar características de um grupo, sem a interação com as personalidades individuais e coletivas. Norbert Elias, em sua obra “A sociedade dos indivíduos”, afirma que a sociedade e formada com base nas formações planejadas e criadas por diversos indivíduos, com muitos interesses comuns. Elias apresenta dois modelos conceituais, um modelo em que a sociedade foi criado para fins específicos, e outro em que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com