TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO NOVA TECNOLOGIA EM MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO

Tese: APLICAÇÃO NOVA TECNOLOGIA EM MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2014  •  Tese  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

POLO DARCY RIBEIRO – SANTA HELENA

DISCIPLINA: PRÁTICAS CURRICULARES

CURSO: MATEMÁTICA

PROFESSORA: DAYSE

ALUNOS: LUIS CLÁUDIO PEREIRA DA SILVA

LUCYARA PAVÃO FERREIRA

WILLIAM DE JESUS BARROS FROZ

TAIRANA

TATIANE PAVÃO FERREIRA

RELATÓRIO: USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Santa Helena – MA

2013

Este projeto teve o período de elaboração do dia 24/05/2013 à 28/06/2013, e foi executado durante o período de 05/07/2013 à 26/07/2013 na escola “Newton Bello” com a turma do 1º ano do ensino médio, e tivemos como colaboradora a diretora Ana Domingas.

Então este projeto visa analisar como deve ser encaminhado o trabalho com as novas tecnologias, o uso da informática e a Internet no ensino da matemática. Destaca também o uso do computador como um instrumento de apoio e à resolução de problemas. Provocando o questionamento dos métodos e processos de ensino utilizados desde as calculadoras, aos sistemas multimídias e a Internet.

O estudo possui também uma visão geral sobre o que é educação matemática em si, com algumas linhas de pesquisa, sendo uma delas ‘ o uso do computador no ensino da matemática’ e concepções variadas sobre este tema. O questionamento da "situação" da disciplina matemática, como a falta de interesse de muitos alunos em relação a ela.Cada uma destas visões sobre o processo de aprendizagem causa impactos no processo de desenvolvimento da informática na educação. As novas tecnologias, especialmente a informática educativa é conceituada, classificada e problematizada neste projeto – a problematização se dá em relação à produção de softwares educativos. Uma breve análise do software Cabri-Géomètre é feita, se destacando o potencial deste programa como ferramenta de construção de objetos e conceitos geométricos. O uso da Internet é destacado como um grande repositório de conhecimento, incentivando o aluno a aprender e apreciar o exercício da investigação e pesquisa da matemática.

"O processo de ensino e aprendizagem passa por um grande processo de renovação, não apenas em relação ao seu conteúdo, mas, sobretudo seus objetivos e de suas metodologias. A aprendizagem já não é entendida como processo de transmissão-recepção de informação, mas sim como processo de construção cognitiva que se favorece mediante a estimulação dos processos de investigação dos alunos". (Barrón Ruiz, 1991).

Nos tempos de hoje a matemática ainda é vista como uma ciência descontextualizada, inflexível e sem muitas mudanças, vista por muitos alunos como uma disciplina de difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com