TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABREVIATURAS MAÇONICAS

Por:   •  7/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

A R L S  Acácia do Pantanal - 4.241

Federada ao Grande Oriente do Brasil - GOB

Jurisdicionada ao GOB Mato Grosso

Sessões: 1ª e 3ª Quartas-feiras do Mês

Palácio da Concórdia - Templo do Rito Brasileiro

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 5.560.

78055-685 - Cuiabá - MT

arls4241@gobmt.org.br

[pic 2]

Apr  M   Alyson Ferreira Paz Leandro

CIM: 317.404

Junho | 2021

ABREVIATURAS MAÇÔNICA

Neste trabalho me compete falar um pouco sobre as Abreviações das Palavras na Maçonaria e o modo correto de fazê-lo.  A Maçonaria não é uma sociedade secreta, mas possui segredos próprios, ou melhor, existe o segredo maçônico. E esses segredos são preservados daqueles a quem chamamos de Profanos.

PROFANO se origina do Latim e é composta de “pro” (antes ou fora) e “fanum” (templo). Aquilo ou aquele que está fora do templo, que está diante do templo, mas ainda, não admitido e nem está dentro.

Para que não sejam entendidos por profanos, nos rituais ou materiais impressos maçônicos, é costume fazer abreviaturas, através da supressão de palavras escritas, colocando, logo depois do corte na palavra, os três pontos em formato de delta, ou seja, ocupando os três ângulos de um triângulo equilátero.

Os pontos de abreviação, à moda francesa (três pontos), ou à moda inglesa (um ponto), após determinadas palavras que compõem um texto maçônico, têm apenas a simples finalidade de indicar onde uma palavra sofreu apócope (foi cortada).

A vertente inglesa da Maçonaria, comumente usa a mono-pontuação em lugar da tri-pontuação, porém com bastante critério e só por real necessidade. Em seus trabalhos, José Castellani, cita que na França, segundo Alec Mellor, nos informa que essa prática é abusivamente usada, o que deu inclusive origem à expressão pejorativa “Irmãos três pontos” aos Franco-Maçons.

E ainda segundo José Castellani, mencionando o mesmo Alec Mellor (autor reconhecidamente fidedigno em todo o mundo maçônico): “no século XVIII, quando foi introduzida a tri pontuação, em documentos franceses, eles, algumas vezes, eram dispostos em linha horizontal (...) e até em outras posições, já que não havia padronização”.

Mais tarde, entretanto, o costume de tri pontuação em forma de um delta (triângulo) viria se firmar na Maçonaria francesa.

No Brasil, e mesmo na América espanhola, esse costume de abreviação tripontual triangular acompanharia o costume da Maçonaria francesa, já que naquela época, a França, não só na Maçonaria, ditava a moda em quase todo o mundo.

Os três pontos como abreviação, em princípio eram usados apenas para indicar onde havia sido feito o corte nas palavras - na apócope. Somente a posteriori é que eles seriam também colocados após as assinaturas visando identificar o maçom, cujo costume é comum entre nós até os dias de hoje.

Na verdade, em relação à invenção de identificação tri pontual, após a assinatura, no que diz respeito à data do seu aparecimento, ela é ainda desconhecida. É certo também que nunca houve entre os antigos maçons a preocupação de se identificar como tal, já que naquela época isso só poderia lhes trazer dissabores, sobretudo após a publicação da bula papal In eminenti apostolatus specula, de Clemente XII de abril de 1738, ao contrário da atualidade onde vemos muitos maçons brasileiros que exageradamente andam enfeitados com suas medalhas maçônicas.

Há que se destacar ainda que além das abreviaturas para ocultar escritos maçônicos em épocas de perseguições, era costume entre os maçons o uso de um nome simbólico no intuito de ocultar o seu verdadeiro nome. Essa prática, entretanto caiu em desuso à medida que a liberdade individual e coletiva ia sendo assegurada, só sendo mantida atualmente em alguns círculos maçônicos a exemplo do Rito Adonhiramita.

Em síntese, no que diz respeito às abreviações na Maçonaria para tornar textos compreensíveis somente aos maçons, existem inúmeras técnicas que não ficam restritas apenas a apócopes por unipontuação ou tripontuação. O que não se pode fazer é chegar ao excesso de abreviações indiscriminadamente, prática que, tem sido muito seguida, tornando incompreensíveis certos materiais.

A abreviação deve ser feito, sempre, Destaco... “Sempre” 

entre uma consoante e uma vogal;

Pôr exemplo: Or  = Oriente.

A única exceção a essa regra, é a palavra Irmão, cuja abreviatura costumeira é Ir . Alguns autores costumam citar, também, como exceção, a palavra Aprendiz, cuja abreviatura seria Ap, ocorre, entretanto, que essa forma é errada, pois a abreviatura correta e mais usual é Apr.

O plural das palavras é feito através da repetição da letra inicial; pôr exemplo:

OOr = Orientes   /  VVig = Vigilantes   /  IIr = Irmãos.

Existe, uma outra forma, menos costumeira, mas é usada por algumas Obediências europeias e que consiste em repetir a palavra abreviada, para indicar o plural.

Exemplos: OrOr = Orientes /  VigVig = Vigilantes   / IrIr = Irmãos.

As Principais Abreviaturas ou as mais usadas por nós são;

Ac = Acácia             A ou Alt = Altar               Apr = Aprendiz            Av = Avental

Bal = Balaústre       Bat = Bateria                     Cad de Un = Cadeia de União

Cam  de Refl = Câmara de Reflexão               Chanc = Chanceler

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (390.7 Kb)   docx (808.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com